STF rebate nota do Executivo sobre o reajuste de servidores do Judiciário e reconhece perdas

O Supremo Tribunal Federal (STF) enviou ao Poder Executivo nota técnica para esclarecer informações, classificadas pelo próprio Supremo como imprecisas, contidas na nota do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgada na última semana, na qual o órgão se manifesta contrariamente ao projeto de lei (PL 7.920/2014) que trata do reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União.

Segundo o STF, a nota contém “imprecisões” e “premissas equivocadas”, a respeito da situação salarial dos servidores do Poder Judiciário, que demandam esclarecimentos. A primeira delas refere-se a reajustes aplicados entre 2005 e 2015. O documento do Supremo esclarece que “praticamente todas as carreiras do funcionalismo público, dos Três Poderes, tiveram reajustes salariais no período. A exceção verificada se deu exatamente quanto aos servidores do PJU, que não tiveram reajuste no período compreendido entre 2009 e 2012”.

Quanto à informação de que teria havido crescimento real da remuneração no período, o STF afirma que é um equívoco do Mpog e ressalta que a lei 11.416/2006 tratou apenas de recomposição de perdas passadas, uma vez que o reajuste anterior havia ocorrido em 2002.

Seguindo os esclarecimentos, o STF afirma, na nota, que o projeto não se trata de reajuste, mas de reposição de perdas salariais acumuladas, que com base no IPCA, alcançarão 49,62% ao final de 2015. Quanto à afirmação do Mpog de que atualmente os servidores do Poder Judiciário da União já recebem uma remuneração superior àquelas pagas aos servidores do Poder Executivo, em todos os níveis, o Supremo afirma que: “verifica-se que o MP tomou como parâmetro algumas das piores tabelas remuneratórias dos servidores do Poder Executivo. Considerando que existem inúmeras carreiras naquele Poder, o referencial escolhido, na nossa ótica, não é o mais adequado”. A seguir, demonstra, em uma tabela, carreiras similares às do Judiciário com remunerações bem maiores às recebidas pela categoria.

Ao final, a resposta do STF destaca que “o Poder Judiciário está ciente das dificuldades enfrentadas pelo País”, motivo pelo qual foi feita a proposta de aplicação do reajuste em seis parcelas semestrais.

Clique no link para ver a nota completa:

Perdas

Estudo feito pelo economista Washington Moura Lima mostra que as remunerações dos servidores do Poder Judiciário Federal são menores do que as de dezenas de carreiras do Poder Executivo, e muito menores do que as de servidores do Poder Legislativo. “Como o PLC 28/2015 prevê um longo parcelamento, mesmo com sua aprovação essa distorção tenderá a permanecer ainda por um longo período, diz ele.

O economista comparou o que recebem os analistas do Judiciário e servidores do Executivo e do Legislativo que executam funções com graus de complexidade, responsabilidade e nível de escolaridade idêntico. As tabelas preparadas pelo economista com a comparação entre as remunerações de analistas e técnicos dos 3 Poderes estão no link http://www.sintrajud.org.br/conteudo/detalhe_estudo.php?cod=89

Sintrajufe e Sintrajud com edição do Sintrajusc