Nota de Apoio à Greve dos Trabalhadores da Educação Estadual

O SINTRAJUSC (Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina) manifesta seu apoio à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de ensino, que teve início em 23 de abril deste ano.

Políticos adoram falar que defendem a educação, mas, na prática, muitos deles colocam essa área em último lugar. É isso que estamos vendo em Santa Catarina em 2024.

Escolas públicas com péssimas estruturas, salários defasados, anos a fio sem concurso público, predomínio absoluto de trabalhadores temporários (ACTs), vale-alimentação que não paga um lanche no terminal. A precariedade predomina na área da educação em nosso estado.

O governo estadual vê tudo isso e se nega a sentar com o sindicato desses trabalhadores para negociar uma proposta decente para essa categoria.

Sobrou a última arma dos trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho: a greve. Mas esse direito constitucional está sendo seriamente ameaçado, com ataques aos trabalhadores grevistas.

Mais uma vez, precisamos nos unir para defender esse direito coletivo da classe trabalhadora, pois quando ele é violado para um, isso representa uma derrota para todos.

Assim, o SINTRAJUSC manifesta seu apoio aos trabalhadores da educação estadual e ao sindicato que os representa (SINTE). Estamos juntos na luta por uma educação pública de qualidade, pela valorização de seus profissionais e pela melhoria das condições de trabalho de quem educa nossos filhos.