Dia Mundial do Pedestre: Ipuf quer incentivar população a deixar carros em casa na quinta, 22, em Florianópolis

O Instituto do Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) está acertando os detalhes finais para a jornada “Na cidade sem meu carro”, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 22. Neste dia a população será incentivada a deixar seus carros na garagem e utilizar uma forma alternativa de transporte. Para a data, em que é comemorado o Dia Mundial do Pedestre, estão previstas atividades esportivas, culturais e de lazer na área central da cidade, que ficará parcialmente interditada ao trânsito.
Com a interdição de algumas ruas, o setor de Sistema Viário do Ipuf, Secretaria Municipal de Transportes e Terminais, Guarda Municipal e Polícia Militar realizaram um planejamento para garantir a circulação no centro da cidade. Um mapa com as alterações no trânsito será divulgado. A Secretaria de Transportes está enviando para as empresas de transporte coletivo as orientações para o dia. Com a avenida Paulo Fontes fechada, os ônibus que vêm da avenida Beira-mar Norte em direção ao Terminal de Integração do Centro (Ticen) utilizarão a entrada da avenida Gustavo Richard, assim como os que chegam do Continente.
Segundo o chefe da Divisão de Pesquisa e Projetos da Secretaria de Transportes, Valter Tamagusko, o poder municipal também está determinando às empresas a realização de viagens extras neste dia. “Não estipulamos a quantidade de viagens que serão feitas a mais, pois ainda é difícil fazer uma estimativa de adesão das pessoas. Mas as empresas devem estar preparadas, com toda a frota à disposição para atender a demanda”, explica Tamagusko. Ele afirma que o objetivo central da iniciativa é conscientizar a população a contribuir para a redução da poluição ambiental e sonora. “A idéia é que as pessoas deixem seus carros pelo menos um dia e utilizem outras formas de deslocamento, pode ser bicicleta, caminhando ou utilizando o sistema de transporte coletivo”, completa.

Fonte: AN Capital