Hoje é dia nacional de luta dos portadores de necessidades especiais

O Dia Nacional de Luta da pessoa portadora de necessidade especial será celebrado nesta quarta-feira (21) pelo Conselho Nacional de Luta dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidade Especial (Conade). Uma manifestação pública convocada pelas entidades ligadas ao conselho deve acontecer amanhã na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, a partir das 14h. De acordo com o presidente do Conade, Adilson Ventura, o objetivo do evento é sensibilizar a população e os parlamentares. “O problema é de todos”, afirmou ele, em entrevista ontem (20) à Rádio Nacional AM.
Para Ventura, é preciso ampliar o conceito relativo à legislação que estabelece a chamada “acessibilidade” nos centros urbanos do país – ou seja, as normas relativas à construção de equipamentos públicos que não ofereçam barreiras ao acesso das pessoas com problemas físicos. Ele lembra que não é só nas ruas e nos prédios que se encontram obstáculos. “Quando se fala em acessibilidade, não significa somente barreiras arquitetônicas aos logradouros públicos. É preciso ter acessibilidade à saúde, à educação, ao trabalho, ao lazer, ou seja, à inclusão social plena”.
Durante a manifestação de hoje, segundo ele, também será entregue uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a situação atual das pessoas portadoras de necessidades especiais no país. “Nessa carta, nós fazemos uma série de ponderações sobre os portadores de necessidades no país. Mais de 90 % deles continuam marginalizadas”, disse Ventura.
O Conade é um órgão colegiado, constituído por 38 conselheiros de 19 organizações da sociedade civil e de 19 órgãos do governo federal. Uma de suas grandes s é fazer com que a Lei da Acessibilidade [decreto 5296, de 02/12/2004] seja cumprida. Segundo o presidente do Conade, o Brasil tem 25 milhões de portadores de necessidades especiais.

Fonte: Fenajufe