Relatório entregue por Ellen Gracie visa combater morosidade no Judiciário

O processo virtual e o combate à morosidade são as prioridades do Conselho Nacional de Justiça [CNJ] para a agenda judiciária em 2008. A informação está em relatório entregue pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal [STF], ministra Ellen Gracie, na última quarta-feira, ao presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves Filho [PMDB-RN].

O objetivo do Conselho é implementar o processo virtual em todos os órgãos do Poder Judiciário, buscando sua padronização. Hoje, dos 27 tribunais de justiça do País, o sistema já é usado em 17, e outros nove estão em processo de implantação. O relatório ainda recomenda ao Judiciário ‘prioridade à modernização das primeiras instâncias’.

O relatório entregue por Ellen Gracie também lista as principais decisões do Plenário do CNJ em 2007, onde se destacam, por exemplo, o afastamento de titulares de cartórios que ocupavam interinamente a vaga, sem aprovação em concursos público.

Fonte: CNJ