– III Seminário de Imprensa Sindical agita o setor em Florianópolis

Nesta quinta-feira (28/04), aconteceu o 3º Seminário de Imprensa Sindical, no Hotel Floph, no centro de Florianópolis. A realização do encontro foi do SINDPREVS/SC e o tema proposto foi “Para além do nosso umbigo: os desafios da imprensa sindical”. O objetivo do seminário é criar um espaço de discussão sobre a imprensa sindical que os jornalistas querem. Participaram jornalistas, assessores de comunicação, diretores de entidades, palestrantes convidados e estudantes da área.

Palestras e Debates esclarecedores
     A abertura do seminário aconteceu na parte da manhã de quinta-feira. O convidado especial, o escritor e coordenador do Núcleo Piratininga de Comunicação, Vítor Gianotti, fez uma palestra com o tema “Por que nossa comunicação deve superar os limites do nosso umbigo?”. Depois, Gianotti respondeu perguntas dos participantes e estimulou diretores de entidades e jornalista a repensarem as relações de trabalho, os desafios e o compromisso para com a defsa da classe trabalhadora. Ainda pela manhã, o segundo painel, “Condições de Trabalho e dificuldades de atuação na Imprensa Sindical”, trouxe como convidados a jornalista e Diretora do Sindicato dos Jornalistas, Míriam |Santini de Abreu e o jornalista e assessor de imprensa do Sintrafesc, Celso Vicenzi.
      Na parte da tarde, o último painel, “A importância de uma comunicação de resistência, contou com a coordenação da jornalista e editora da revista Pobres & Nojentas, Elaine Tavares, do diretor do Portal Desacato, Raul Fitipaldi, do coordenador da Agecon e da Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular, Jilson Carlos Souza e do coordenador da Rádio Comunitária Fortaleza Adenilson Teles, Anderson Engels. O evento terminou com a apresentação do audiovisual e do livro “Che, um poema guerrilheiro”, de Carlos Pronzato e durante todo o evento houve a exposição do trabalho de fotografias feitas pelo jornalista Osíris Duarte, durante a sua recente viagem a África.
     O SINDPREVS/SC e os participantes merecem o destaque no evento que já é referência em todo o país na busca de uma comunicação sindical comprometida com a defesa dos trabalhadores, centrada na ética, no enfrentamento dos desafios do setor e na ampliação da qualidade profissional de jornalistas e dirigentes sindicais