– Brasília: pressões na Câmara abrem calendário em defesa dos PCSs

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira, dia 3, a nova jornada de lutas em defesa dos Planos de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, conforme calendário nacional aprovado pela Diretoria Executiva da Fenajufe. Nesta manhã, coordenadores da Fenajufe e representantes de vários sindicatos filiados assistiram à primeira sessão depois do recesso parlamentar da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

O objetivo desta atividade de hoje, a primeira de uma série agendada pela Fenajufe para o mês de agosto, é pressionar os parlamentes para que fechem logo um acordo e votem os projetos que revisam o salário da categoria. Além de acompanhar a sessão, os servidores buscarão informações com a subcomissão criada pela CFT e cobrarão o compromisso dos deputados com um trabalho que seja capaz de auxiliar no fechamento de um acordo orçamentário para votar o PL 6613/09.

No início da sessão, o presidente da Comissão de Finanças, deputado Carlos Puty [PT-PA], disse rapidamente aos servidores presentes que os deputados estão tentando agendar reuniões com representantes do governo e que será cumprido o prazo acordado com os servidores para votar o projeto. Segundo ele, os membros da subcomissão estão empenhados para ajudar nas negociações entre o STF e o governo federal.

Os coordenadores da Fenajufe Ramiro López, Jean Loiola, Jacqueline Albuquerque, Zé Oliveira, Pedro Aparecido, Cledo Vieira, Paulo Falcão, Antônio Melquíades, Iracema Pompermayer e Evilásio Dantas acompanharam a sessão da CFT, juntamente com representantes do Sindijufe-MT, Sindjus-DF, Sintrajufe-RS, Sinje-CE, Sindjufe-BA, Sintrajuf-PE e Sintrajusc-SC,
além de representantes de Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Maranhão.
À tarde, as delegações dos sindicatos mantiveram contato com os deputados da CFT.

O representante do SINTRAJUSC, Nildomar Freire dos Santos, o Nildão, acompanhou todas as atividades e disse que houve insistência para que os parlamentares agendem reunião com o MPOG. Nesta tarde, Nildão está buscando contatos com ministros do STF para que também auxiliem os servidores a pressionar para que se finalize a tramitação e a conquista do PCS.

Da Fenajufe – Leonor Costa, com informações do Sintrajusc