Assembléias para discutir atrasados dos quintos

Amanhã o Sintrajusc realiza Assembléia setorial, às 14 horas, em frente ao TRT, com a presença do Jurídico, para debater sobre os atrasados dos quintos na Justiça do Trabalho. Na quinta-feira da semana que vem, 21/09, será a vez dos servidores da Justiça Federal discutirem o assunto.

Luta antiga

A luta pela incorporação dos quintos é uma das mais antigas dos servidores do Judiciário Federal. Uma das principais vitórias foi o reconhecimento do direito pelo Tribunal de Contas da União, em 13 de dezembro do ano passado. Várias decisões favoráveis aos servidores já haviam sido proferidas por Tribunais superiores e Conselhos.
Depois disso, a luta passou a ser pressionar os Tribunais para que os quintos fossem incorporados. Na Justiça Federal, a incorporação aconteceu em dezembro de 2004. No último mês, o TRT de Santa Catarina finalmente aprovou a incorporação.

Sintrajusc defendeu proposta

Foi uma grande vitória da categoria, e que se deveu em grande parte à adoção da proposta de uniformização em nível nacional do pagamento dos quintos.
A proposta foi defendida pelo Sintrajusc junto ao presidente do TRT, juiz Jorge Volpato, que a levou ao Coleprecor, onde acabou aceita.

Decisão é da categoria

Agora, categoria terá de decidir a respeito dos atrasados dos quintos. Por isso, é importante a participação nas assembléias desta semana e da semana que vem.