Veto ao PLC 28/15: categoria pressiona para antecipar sessão

Os servidores do Judiciário Federal estão mobilizados para  a continuidade e fortalecimento da Greve pela recomposição salarial. A Justiça do Trabalho de Florianópolis decidiu manter a Greve até 22 de setembro, data prevista para apreciação do veto ao PLC 28/15 pelo Congresso Nacional. Os colegas da Federal também estão firmes na paralisação, e as justiças se unem com mobilização total nos dias 21 e 22, quando haverá novo Apagão do Judiciário.

Nesta quarta-feira dois colegas, Devair  Esmeraldino  e  Manoel  Deval de Oliveira Filho, irão a Brasília pelo Sindicato para corpo a corpo  com deputados federais e senadores, em iniciativa nacional de convencimento para a derrubada do veto.

Desde que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mudou abruptamente a data da sessão do Congresso de 9 para 22 de setembro, parlamentares que têm manifestado apoio à derrubada do veto 26, em atendimento à demanda da categoria, trabalham para que a data seja antecipada.

A preocupação é que vários senadores já tiveram aprovadas pelo plenário licenças para participar de missões oficiais fora do país no dia 22, o que pode prejudicar o quórum da sessão e a derrubada do veto, que precisa contar com os votos da maioria absoluta de ambas as casas legislativas do Congresso Nacional.

Dois senadores já apresentaram requerimentos para a antecipação da sessão: José Medeiros (PPS-MT) solicitou que seja realizada no dia 9 de setembro e Randolfe Rodrigues (Psol-AP), no dia 15. Renan afirmou, nesta terça-feira, 8, que levará os requerimentos às lideranças partidárias, que deverão decidir sobre o tema na quarta-feira, 9.

Servidores farão novo Ato Nacional nesta quarta-feira, 9, na lateral do Senado, a partir das 15 horas. Desta vez a pressão maciça ficará por conta da categoria no Distrito Federal, apoiada também por representações dos estados que estarão em Brasília.

O Comando Nacional de Greve avalia que 15 de setembro é a data mais indicada, para que os servidores tenham tempo maior de trabalhar no convencimento dos congressistas. Em conversa com os servidores, Renan Calheiros havia condicionado a antecipação da sessão do Congresso Nacional ao requerimento dos parlamentares e à concordância do Colégio de Líderes.

Com informações da Fenajufe e do Sintrajud