Sindicato apresenta no Congresso pesquisa sobre saúde dos servidores

Edson Jorge da Silva apresentou pesquisa

A discussão sobre a saúde dos servidores foi tema de tese e de reforma estatutária no VI Congresso Ordinário do SINTRAJUSC. O momento foi adequado, portanto, para apresentar a pesquisa “Como vai você?”, organizada pelo Sindicato. O servidor da JF Edson Jorge da Silva, que está na comissão envolvida na iniciativa, disse que o objetivo é verificar as condições de saúde e de trabalho dos servidores do Judiciário Federal em SC e, a partir do conhecimento desta realidade, propor e encaminhar soluções que atendam a categoria.

O questionário tem três partes. A primeira, na qual a pessoa não se identifica, traça o perfil sociodemográfico dos servidores do Judiciário em SC. Há questões como grau de instrução, tempo de profissão, cargo e jornada de trabalho, entre outras. A segunda tem uma série de afirmações para as quais a pessoa escolhe, em uma escala numérica, a que mais se aproxima da resposta com a qual se identifica. A terceira é integrada por uma série de perguntas sobre a experiência pessoal do servidor (qualidade de vida e saúde no trabalho). Quando necessário, o trabalhador também é entrevistado de forma individual pela coordenadora do estudo, a psicóloga Vera Regina Roesler.

Edson disse que os servidores que participarem do estudo podem ficar seguros em relação ao sigilo dos dados: “São seguidos todos os preceitos éticos que regulamentam pesquisas com seres humanos”. Os questionários são lacrados e a tabulação de dados não irá passar pelo Sindicato, que só receberá o relatório final do estudo, sem indicação de setor, cargo ou localidade onde trabalha o entrevistado. A direção do SINTRAJUSC divulgará as informações gerais (apenas os resultados) a todos os servidores, sindicalizados ou não, e que tenham ou não participado da pesquisa.