Servidores na Bahia decidem paralisar 48 horas nos dias 27 e 28 de abril

Os servidores do Judiciário Federal na Bahia, dando continuidade à paralisação das atividades por 24 horas contra a aprovação do PLP 549/09, se reuniram em assembleia nesta quinta-feira [15], no TRE [CAB], e decidiram, por ampla maioria, enviar uma comitiva para Brasília e fazer nova paralisação de 48 horas nos dias 27 e 28 próximos, período em que serão realizadas a Audiência Pública e a apreciação do PCS [PL 6613/09] na Comissão de Trabalho da Câmara. Foram escolhidos também, na ocasião, os delegados que vão participar da reunião ampliada da Fenajufe, no dia 2 de maio, em Brasília.

Na abertura da Assembleia Geral o coordenador do Sindjufe-BA Rogério Fagundes deu explicações sobre o PLP 549/09, motivo da paralisação de 24 horas realizada neste dia 15 e conclamou os trabalhadores a lutarem contra o projeto. “É uma necessidade fundamental a unidade dos servidores públicos para combater esse PLP que além de congelar nossos salários por 10 anos, numa tentativa neoliberal e de Estado mínimo, impede também a contratação de novos servidores por igual período, já que isso implicaria em aumento do valor da folha de pessoal. Ou a gente se une ou vamos ser derrotados, sem PCS, sem reajuste salarial e sobrecarregados de trabalho, por falta de pessoal”, afirmou.

Em seguida os servidores participaram dando opiniões, inclusive, da criação de uma campanha de conscientização da categoria e da população sobre as implicações deste projeto para o país. Por unanimidade foi aprovada a criação de uma comissão que vai estudar estratégias e táticas para realiza tal tarefa, tornando público o tema. Compõem este grupo os servidores Jailson, Gésner Braga, Hilton Coelho, Lourival Matos, Elisa, Antônio Marcos e Lindinalva, além de representantes do Sindjufe-Ba.

Em relação ao PL 6613/09, Rogério pediu maior engajamento da categoria e fez um chamado especial aos servidores para participarem das atividades com mobilização total. Citou que o PCS do MPU foi aprovado na quarta-feira [14], na Comissão de Trabalho, e que o PCS do Judiciário não havia sido votado, pois o parecer não tinha sido apresentado pelo relator, deputado Sabino Castelo Branco [PTB-AM]. Também falou da audiência pública marcada para o próximo dia 27 e da provável votação do PL 6613/09, no dia seguinte.

Após o debate, a categoria decidiu, por ampla maioria e com apenas uma abstenção, paralisar as atividades nos dias 27 e 28 e enviar uma comitiva de servidores à Brasília para, juntamente com a categoria de outros estados, pressionar os deputados a aprovarem o PCS.

Ao final, foi feita a escolha para os delegados que vão participar da reunião ampliada da Fenajufe, no dia 2 de maio, em Brasília. A chapa 1, representada por Rogério Fagundes, alcançou 33 votos, e a chapa 2, representada por Hilton Coelho, alcançou 18 votos. Os delegados vão ser distribuídos proporcionalmente de acordo com os votos obtidos.

Fonte: Sindjufe-BA