Professores estaduais decidem pela continuidade da construção da greve

Por Marcela Cornelli

A assembléia dos professores estaduais, que reuniu cerca de 2.000 trabalhadores no último dia 15/4 em Florianópolis, decidiu pela continuidade da construção da greve por tempo indeterminado.

Na semana passada, os professores realizaram três dias de greve com um índice de 60% de paralisação, o que, na avaliação do sindicato da categoria, o SINTE, mostrou a força e disposição para a luta da categoria em busca de reposição salarial.

Por outro lado, o governo mostrou que só atenderá às reivindicações dos professores se for muito pressionado. E, na avaliação do SINTE, a pressão ao governo se faz com greve. No dia 14 de maio será realizada nova assembléia Estadual da categoria, que irá deliberar pela greve por tempo indeterminado.

O processo de construção da greve prevê uma série de atividades, que envolvem toda a comunidade escolar – pais, alunos, professores e funcionários de escolas – e a sociedade em geral.

Confira abaixo o calendário de mobilização do SINTE/SC:

Até o dia 14:
– atos públicos e paralisações regionais;
– coleta de assinaturas para a tramitação e votação da PEC 104/99, que garante as eleições diretas para diretores de escolas;
– coleta de assinaturas para a criação da CPI da Educação;

Dia 22/4 – Dia da Denúncia – pais, alunos, professores e funcionários de escolas estarão denunciando em praças públicas (nas suas cidades) as condições físicas e de trabalho (estrutura, laboratórios, bibliotecas, salas de aulas, etc.) de sua escola.

Dia 1º/05 – Dia do Trabalhador – participação nos atos públicos regionais organizados pelas micros da CUT/SC, com os demais trabalhadores.

De 10 a 12/5 – Assembléias Regionais

Dia 13/5 – Reunião do Conselho Deliberativo do SINTE/SC