PCSs: Relator pode pautar projetos na próxima semana

Como parte dos trabalhos pela aprovação das propostas de revisão salarial da categoria, a FENAJUFE se reuniu com o deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM), relator dos PLs 6613/09 e 6697/09 (do Judiciário e do MPU) na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Na reunião Márcio Junqueira, que também é integrante da Comissão de Trabalho, ligou para o deputado Castelo Branco para tratar da tramitação dos dois projetos. Na conversa, os dois deputados combinaram de tentar pautar os PLs 6613/09 e 6679/09 na próxima semana.

Castelo Branco voltou a reafirmar o seu compromisso de ajudar a categoria, principalmente junto aos demais deputados. Ele garantiu, ainda, que os relatórios serão favoráveis à aprovação dos dois projetos.

Logo após a reunião com o relator dos PCSs, os dirigentes sindicais se reuniram com o deputado Márcio Junqueira (DEM-RR0, que também se mostrou solidário ao pedido dos servidores e destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido para a aprovação dos projetos. “Os interesses do Brasil e do mundo tramitam nessa Casa. Daí a relevância desse trabalho que vem sendo feito pelos sindicatos”, disse.

Os dirigentes sindicais ainda se reuniram ontem com o deputado Henrique Fontana (PT-RS). O parlamentar não apenas considerou justa a reivindicação dos servidores, como se colocou à disposição para colaborar com a categoria no momento oportuno.

Negociação

O líder do governo no Senado Federal, Romero Jucá (PMDB-RR) também recebeu em seu gabinete a Coordenação da FENAJUFE. Durante o encontro, os dirigentes sindicais frisaram a importância da aprovação dos projetos para as mais de 120 mil famílias representadas pelos servidores do MPU e do Judiciário em todo o País. A Coordenação da FENAJUFE explicou ao senador a situação em que se encontram as propostas, cujos requerimentos de urgência ainda não foram votados devido à falta de previsão orçamentária para este ano.

Também foram mencionadas as notas técnicas do Ministério do Planejamento, divulgadas na grande imprensa no dia 23, afirmando não haver verba destinada à reestruturação salarial e que os projetos não atendem aos requisitos constitucionais e legais de natureza orçamentária para sua aprovação no corrente exercício.

Romero Jucá esclareceu que para não haver veto é fundamental um entendimento junto ao Ministério do Planejamento. Ele também se prontificou a dialogar com o Executivo sobre o aspecto financeiro das proposições. “O nosso trabalho será no sentido de negociar com a área econômica”, disse.

Ao final da reunião, o senador ainda afirmou que, se depender dele, assim que os projetos chegarem ao Senado, os mesmos serão aprovados e solicitou que os dirigentes sindicais o mantenham informado sobre as negociações. Fonte: Fenajufe