Parlamentares divulgam teste de HIV no Congresso Nacional

Por Marcela Cornelli

Com o objetivo de divulgar a campanha “Fique Sabendo”, lançada
em janeiro de 2003, para estimular a testagem do HIV entre as pessoas
sexualmente ativas, deputados e senadores farão o teste no dia 28. Essa campanha é permanente, e visa a aumentar em pelo menos quatro vezes o número de testes do HIV realizados anualmente no Brasil. Ela se utiliza da imagem de pessoas influentes para desmistificar o medo do teste e difundir a necessidade de ele ser incorporado nas ações de prevenção, como forma de se evitar a transmissão do HIV e promover o tratamento precoce das pessoas soropositivas.

Desde que foi lançado no São Paulo Fashion Week, em janeiro de 2002, 300 “famosos” já apoiaram a campanha, vestindo a camisa do “Fique Sabendo”: estilistas (Constanza Pascolato); modelos (Ana Hichmann); atores (Raul Cortez, Camila Pitanga, Selton Melo); parlamentares (senador Eduardo Suplicy e deputado Federal Paulo Otávio); cantores (Wanessa Camargo, Rita Ribeiro, Daúde); compositores (Wagner Tiso e Herbert Viana), entre centenas de outros.

Vários Secretários de Saúde também já aderiram à mobilização durante o 20º Congresso Nacional de Secretários de Saúde em Natal, fazendo o teste de Aids e vestindo a camisa do diagnóstico e agora é a vez dos deputados federais também aderirem e darem o exemplo.

Além dos deputados federais, representantes das Frentes Parlamentares em Aids e da Comissão Especial da Mulher e servidores presentes ao Congresso irão fazer o teste e vestir a camisa do “Fique Sabendo”, para estimular a testagem em seus Estados e municípios.

Fonte: Diário Vermelho