Paridade dos servidores poderá ser integral

Por Marcela Cornelli

O relator da reforma da Previdência no Senado, senador Tião Viana (PT-AC), afirmou que vai incluir a paridade integral da aposentadoria dos servidores na proposta que o governo quer aprovar, em primeiro turno, até o dia 15 de novembro. Pelo texto atual, aprovado pela Câmara, o mesmo aumento salarial concedido aos trabalhadores da ativa seria repassado parcialmente aos servidores aposentados. Com a mudança, o reajuste dado aos ativos será repassado integralmente aos inativos.

Falta ainda decidir em qual Proposta de Emenda à Constituição (PEC) a mudança será feita – se na proposta já aprovada na Câmara ou se na paralela. A PEC paralela inclui mudanças para evitar que a original volte à Câmara, o que atrasaria ainda mais a promulgação da reforma da Previdência.

O governo resistia na concessão de paridade integral pois alegava que manter o provento do aposentado igual ao salário do servidor da ativa engessa a política de incentivo.

No entanto, diante das declarações do vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), de que apresentaria emendas nesse sentido e votaria com a oposição, o governo recuou. Paim chegou a afirmar que se o PT tentar enquadrá-lo submetendo-o ao Conselho de Ética, sairia do partido. A ameaça foi suficiente para que parte da bancada procure atendê-lo.

Fonte: Jornal de Brasília / Site ANDES