Brasil é eleito membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU

Por Marcela Cornelli

O Brasil foi eleito hoje membro rotativo do Conselho de Segurança das Organizações Unidas (ONU). O país ocupará pela nona vez essa posição nestes 58 anos de existência da ONU e será incorporado no Conselho a partir de 1 de janeiro de 2004. A candidatura brasileira recebeu o forte apoio do Grupo de Países Latinoamericanos e Caribenhos da ONU (Grulac).

Também se incorporaram ao Conselho como membro rotativo, com um mandato de dois anos, Argélia, Benin, Filipinas e Romênia que substituíram a Bulgária, Camarões, Guiné, México e Síria. O Brasil almeja ainda conseguir um assento como membro permanente do Conselho, tarefa que só será possível se a anunciada reforma da ONU realmente for levada a cabo.

Fonte: Agência Senado