Faltam quatro semanas para derrotar a “Reforma” Administrativa em 2021. Sintrajusc está em Brasília

A coordenadora do Sintrajusc Cristina Assunção participou hoje (17), em Brasília, da décima semana de vigília contra a PEC 32, da “Reforma” Administrativa,  junto à comitiva do Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina. A luta está em um momento decisivo: em viagem a Portugal, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou entrevista à CNN para fazer uma “convocação” ao governo e aos empresários: quer ajuda para pressionar os parlamentares em defesa da proposta. O objetivo é aprovar ainda neste ano o fim dos concursos, da estabilidade, a privatização dos serviços públicos e a abertura das portas para o apadrinhamento, pilares da PEC 32.

“Por enquanto eu não noto, nem na sociedade civil organizada, nem no governo uma disposição para enfrentar esse tema agora”, disse Lira, alertando que a proposta “precisa de mobilização para ir à frente”. Além disso, em suas redes sociais, o presidente da Câmara declarou que, “em relação à administrativa, está pronta para ir à Plenário, mas o governo precisa se mobilizar para saber se quer ou não votar a matéria”.

A fala de Lira demonstra que, mesmo com dificuldades para obter os votos necessários – especialmente após a proibição, pelo STF, de liberação das emendas de relator no orçamento secreto –, o governo não desistiu. As declarações do deputado estão alinhadas, também, com fala recente do ministro da Economia, Paulo Guedes: em evento promovido pelo banco Itaú, ele também convocou o empresariado e os banqueiros a se movimentarem pela reforma.

Os alertas de Lira ao governo devem ser vistos, portanto, com cautela, pois suas cobranças podem dar a falsa ideia de que nada acontece do lado de lá. É preciso tirar as lições das votações da PEC 23: na “hora H” o governo se mobilizou, centenas de prefeitos interessados em parcelar dívidas vieram à Brasília, e mesmo sem a garantia das emendas do relator o projeto foi aprovado em dois turnos. Não há nada definido em relação ao futuro da “Reforma” Administrativa na Câmara.

Além disso, seguem as falas de Jair Bolsonaro como, por exemplo, a de que, se for aprovada no Senado a PEC dos Precatórios (PEC 23), seria possível dar reajuste aos servidores, mas ele não especificou de quanto seria o aumento. Segundo senadores, é inviável tal aumento dentro do Orçamento, o que configura mais uma bravata. Se for aprovada, a PEC dos Precatórios será um golpe em dívidas judicialmente reconhecidas, que não podem ser negociadas em troca de falsas promessas.

Com informações do Sintrajufe/RS

Como pressionar os deputados e deputadas de SC:

Essa luta deve ser de todos, por isso a direção do Sintrajusc convoca a categoria a continuar a pressão aos parlamentares nas redes sociais. Veja, abaixo, como você pode fazer:

– Acesse https://bit.ly/3xPkqj2 e ali escolha um deputado ou deputada de sua preferência e entre em contato com ele ou ela pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e também e-mail). Todos os dados estão embaixo da foto de cada um deles, e há também uma mensagem-padrão. Fique à vontade para fazer a sua!

– Nas suas redes sociais, replique os cards com a foto de cada parlamentar que estão nas redes sociais do Sintrajusc:

https://www.facebook.com/SintrajuscSindicato

https://www.instagram.com/sintrajusc/

Você pode:
1 – Curtir no Coração
2 – Comentar no balãozinho e marcar o deputado ou deputada com o @perfil dele, informado em cada card ali postado
3 – Usar a flechinha e Adicionar a publicação ao seu story, marcando o/parlamentar em @menção
4 – Tire cinco (5) minutos do seu dia para essa atividade!

Para marcar, utilize os dados no final desse texto (separados para o Instagram ou Facebook)

*Importante*: nas suas mensagens, sempre use as seguintes hashtags:

#PEC32Não

#EnterraPEC32

#EstabilidadeCombateCorrupção

#PEC32doDesmonte

#PEC32doRetrocesso

Texto de sugestão:

Caro parlamentar catarinense:
A PEC 32 (“Reforma” Administrativa) é a DESTRUIÇÃO dos Serviços Públicos. Se você defende a educação e a saúde, não pode ser a favor do que está proposto na PEC 32. O objetivo da “reforma” é privatizar e extinguir grande parte do serviço público, acabar com a estabilidade dos servidores permitindo o empreguismo e obediência ao chefe de plantão. A PEC 32 tira direitos não apenas do funcionalismo, mas de toda a população. Prejudica os mais pobres, prejudica o Brasil. Vamos defender a educação e a saúde públicas!
Vote contra a “Reforma” Administrativa, não contribua para destruir os Serviços Públicos.

– Comente, curta e compartilhe as postagens do Sintrajusc em defesa dos serviços e servidores públicos

– Convide o máximo de pessoas que puder para participarem da divulgação. Mobilize os seus colegas e familiares e use os cards da campanha feita pelo Sintrajusc para mostrar os perigos da PEC 32. Elas estão nas contas do Sindicato no Instagram e no Facebook:

https://www.facebook.com/SintrajuscSindicato

https://www.instagram.com/sintrajusc/

 

PARA MARCAR OS PARLAMENTARES NA RESISTÊNCIA DIGITAL CONTRA A PEC 32

Instagram:

@angelaaminoficial

@carloschiodini

@maldaner_celso

@carolinedetoni

@carmenzanotto_lages

@dep.coronel.armando

@deputadopeninha

@coelho_rodrigo

@danielcfreitas

@depdarcidematos

@fabioschiochet

@geovaniasa

@gilson.marques.novo

@heliocostasc

@ricardozguidi

 

Facebook:

@AngelaAmin11

@CarlosChiodini

@CarmenZanottoSC

@celso.maldaner

@carolinerdetoni

@coronel.armando

@deputadopeninha

@rodrigocoelhooficial

@depdanielfreitas

@Depdarcidematos

@fabioschiochetoficial

@geovaniadesaa

@gilson.marques.novo

@HelioCostaSC

@deputadoricardoguidi

 

Twitter:

@DeputadaAngela

@carloschiodini

@maldaner_celso

@CarolDeToni

@carmen_zanotto

@cel_armando

@deputadopeninha

@coelho_rodrigo

@DFDanielFreitas

@depdarcidematos

@fabio_schiochet

@geovaniadesa

@gilson__marques

@HeIioCosta

Saiba mais sobre a PEC 32 no estudo do DIEESE divulgado em https://www.sintrajusc.org.br/extincao-de-cargos-fim-da-estabilidade-reducao-salarial-dieese-destaca-pontos-da-pec-32-aprovada-pela-comissao-especial/

Extinção de cargos, fim da estabilidade, redução salarial: Dieese destaca pontos da PEC 32 aprovada pela comissão especial