“Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho” é o tema do quinto seminário do ciclo “Futuro do Trabalho” nesta quarta (17)

“Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho” é o tema do quinto seminário do ciclo “Futuro do Trabalho: Perspectivas latino-americanas”, que ocorre nesta quarta, 17/11, às 18h30.

As recentes mudanças legislativas, especialmente no âmbito trabalhista, são temas centrais desse seminário. Planos de reformas e medidas de precarização que atingem o emprego, a renda e a ação sindical serão abordados e discutidos por pesquisadores nacionais e internacionais, representantes sindicais e juristas.

O conferencista Hugo Barreto, professor emérito da Facultad de Derecho de Montevideo, tem refletido sobre vários temas de interesse no contexto pré e pós-pandemia, como a organização sindical, o direito de greve e o teletrabalho. Colaborador do portal “La Diaria”, seu artigo mais recente, intitulado “El mundo saludablemente reversible de la política y el trabajo”, tratou da atividade sindical (em https://ladiaria.com.uy/opinion/articulo/2021/9/el-mundo-saludablemente-reversible-de-la-politica-y-el-trabajo/).

A conferencista Magda Biavaschi, doutora e pós-doutora em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vem analisando em artigos as diversas medidas governamentais que atacam direitos. Um exemplo é o artigo publicado na Carta Capital em agosto, assinado com Luciana Lucena Barreto e Ana Paula Martins,  no qual avaliam os graves impactos da Medida Provisória 1045/21, do Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. No Brasil, afirma o artigo, “o legado da reforma trabalhista de 2017, condicionada à retirada da ´rigidez` da legislação e à redução da `insegurança jurídica`, aprovada sob as promessas de crescimento econômico, geração de emprego, integração dos terceirizados e dos informais, é oposto do propagandeado, realidade que a pandemia da Covid-19 tratou de escancarar e aprofundar”. O artigo está em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/mp-1-045-falsas-ideias-e-retrocesso-civilizatorio/

Confira o currículo dos expositores:

. Hugo Barreto (Uruguai) – Doutor em Direito e Ciências Sociais pela Universidad de La República (Uruguai), Professor de Direito do Trabalho e Seguridade Social e Diretor do Instituto de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidad de la República (Uruguai). Membro do Centro Europeu e Latino-Americano de Diálogo Social e da Equipe Federal do Trabalho. Professor Emérito da Facultad de Derecho de Montevideo.

. Magda Biavaschi (CESIT/IE-Unicamp) – Doutora e pós-doutora em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP). Desembargadora Aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A mediação será realizada por José Álvaro Cardoso (DIEESE/SC) – Economista, Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Santa Catarina.

O evento é construído pelo Lastro-UFSC em parceria com o Fazendo Escola e apoio do CFH-UFSC, do Sinjusc, do Sindjus-RS e do Sintrajusc.

Para assistir os seminários anteriores ou acompanhar os próximos, acesse os canais do YouTube do Lastro-UFSC e do Fazendo Escola:

Lastro-UFSC: https://www.youtube.com/channel/UCneDgPe7rXh6VWpmLrDPIJg

Fazendo Escola: https://www.youtube.com/channel/UCTDZqH-u_LPprUwmuosp7TA