Em reunião sobre reestruturação da carreira, Fenajufe confirma participação do STF no Fórum de Carreira do CNJ

A Fenajufe reuniu-se com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo, nessa terça-feira (23) para discutir o anteprojeto de reestruturação da carreira das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU). Na ocasião, o DG confirmou a participação do STF no Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do PJU – coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)—, onde a proposta será discutida de forma mais aprofundada pelos representantes da Federação e das administrações dos tribunais.

Pela Federação participaram as coordenadoras Lucena Pacheco e Soraia Marca, além do coordenador Fabrício Loguercio. Pelo STF, além do DG, participou o assessor-chefe da pasta de Assessoria de Articulação Parlamentar, Flávio Ribeiro Santana.

Na reunião, a Fenajufe reiterou a necessidade urgente de iniciar as negociações sobre a reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do PJU. Destacaram as dificuldades enfrentadas pela categoria diante das perdas salariais que ultrapassam 30% e a crescente desvalorização da carreira como um todo.

O DG, por sua vez, além de confirmar a participação do STF nas discussões do fórum, reconheceu a defasagem da carreira e manifestou interesse na proposta apresentada pela Fenajufe. Ele elogiou a abrangência da proposta e destacou que o fórum será o ambiente ideal para avançar na discussão.

Dentre os principais pontos do anteprojeto estão salários equivalentes aos cargos do ciclo de gestão para os analistas; redução da diferença salarial entre técnicos e analistas, com a sobreposição de tabelas; reestruturação da regra dos adicionais de qualificação e regulamentação da polícia judicial.

Relembre:

O Fórum de Carreira do CNJ foi instituído pelo ministro Dias Tofolli, enquanto presidente do Conselho, com a finalidade de debater questões relacionadas à carreira das servidoras e servidores do Judiciário da União. O atual coordenador é o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho e, além da Federação, o fórum é composto por representantes, titulares e suplentes, do STF, CNJ, CJF, CSJT, STJ, TST, TSE, STM e TJDFT.