Cnesf e governo retomam reuniões de comissões temáticas específicas

Por Marcela Cornelli

Depois de um tempo suspensas, as comissões temáticas específicas da Mesa Nacional de Negociação, formada por representantes do governo e pelas entidades nacionais da Cnesf, voltaram a se reunir na última quinta-feira (23/10), em Brasília. Pela manhã, aconteceu a reunião da comissão sobre Direitos Sindicais, e à tarde, foi a vez da comissão que trata de Seguridade Social se reunir. Por proposta da própria bancada sindical, as reuniões das comissões temáticas haviam sido suspensas durante a greve contra a aprovação da reforma da Previdência devido ao impasse entre governo e servidores. Com os encontros periódicos das comissões específicas, a Mesa Nacional de Negociação, formada depois de muita pressão dos dirigentes sindicais da Cnesf com o lançamento da Campanha Salarial 2003 dos SPF’s, não avançava em suas discussões. Ficava apenas nas propostas, sem avanços concretos. Depois de receber o convite do governo, por meio da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, as entidades da Cnesf se reuniram, na noite de quarta-feira (22/10), na sede do Andes, para discutir a postura que seria adotada pela bancada sindical na retomada das reuniões. Ainda considerando que os debates ocorridos, tanto nas comissões temáticas específicas como na Mesa Nacional, não haviam apontado nada de concreto em relação à pauta de reivindicações dos SPF’s, a Cnesf decidiu que aceitaria participar das reuniões de quinta-feira deixando bem claro para os representantes governistas que é fundamental avançar na Mesa Nacional de Negociação, independente do andamento das comissões temáticas.

Fonte: FENAJUFE