Entidades reivindicam participação em debates sobre reformas trabalhista e sindical

Por Marcela Cornelli

Na reunião da comissão temática específica sobre Direitos Sindicais, os representantes da Cnesf colocaram na pauta questões como: garantia dos direitos sindicais, regularização de registros dos sindicatos, liberação de dirigentes para mandato classista, liberação de ponto dos servidores para participarem das atividades sindicais e, por fim, participação da Cnesf nas discussões do Fórum Nacional do Trabalho sobre as reformas trabalhista e sindical. A bancada sindical insistiu na importância da retomada das reuniões da Mesa Nacional de Negociação Permanente. A equipe do governo, representada pela secretária de Recursos Humanos do MPOG, Cláudia Durante, e pelos assessores do Ministério, consideraram legítimas as reivindicações dos servidores e garantiram que iriam levar os pontos mais polêmicos e urgentes para a Mesa Nacional de Negociação Permanente. Eles apresentaram uma proposta de calendário para as reuniões, mas a Cnesf sugeriu alterações nas datas. Sobre isso, ficou confirmada uma próxima reunião da comissão temática de Direitos Sindicais para o dia 04 de novembro. Também foi discutida uma proposta de regimento interno das comissões específicas, como ocorreu com a Mesa Nacional. Quanto à participação da Cnesf no Fórum Nacional do Trabalho, os representantes do governo e a bancada sindical ficaram de elaborar um documento para ser discutido na reunião do dia 04 de novembro. No documento, que será entregue aos deputados Vicentinho (PT/SP) e Maurício Rands (PT/PE), autores das propostas de reformas trabalhista e sindical, a Mesa vai reivindicar que as entidades dos servidores federais sejam ouvidas nos debates do Fórum Nacional do Trabalho. Como ainda não foi acertada uma posição unificada a respeito das duas reformas, a Cnesf vai pedir aos parlamentares que não encaminhem nada sem a sua participação e ainda informar que esse tema será tratado na Mesa Nacional de Negociação Permanente. Na reunião de quinta da comissão temática sobre Direitos Sindicais participaram dirigentes da Fenajufe, da Condsef, do Sinasefe, do Unafisco Sindical, do Andes, da Fasubra e da Fenasps.
Fonte: FENAJUFE