1º de abril terá Ato público e caminhada em Florianópolis para lembrar e descomemorar os 60 anos do golpe civil-militar

Com objetivo de lembrar e descomemorar o golpe civil-militar de 1964 e suas consequências para o país e para Santa Catarina, o SINTRAJUSC convida a categoria a participar do Ato em Defesa da Memória, Verdade e Justiça programado para segunda-feira (1º) às 16 horas no Largo da Catedral de Florianópolis.

O Ato que vai reivindicar a defesa dos direitos da classe trabalhadora, a punição aos golpistas e o fim da tutela militar é organizado pelo Coletivo Catarinense Memória Verdade e Justiça Derlei de Luca junto com lideranças do movimento social, sindical e políticas. A partir das 18 horas, está agendada uma caminhada por pontos de resistência à ditadura, na Capital.

Em Santa Catarina, o dia 1º de abril é considerado Dia Estadual do Direito à Verdade e à Memória, como um dia para promover a reflexão sobre o golpe de 1964 e a importância do Estado Democrático de Direito e a preservação dos direitos humanos.

Nos 21 anos de governo militar, sete catarinenses foram assassinados, entre eles Higino Pio, o prefeito da cidade de Balneário Camboriú, e três continuam desaparecidos até hoje, como o deputado estadual Paulo Stuart Wright, que teve seu mandato cassado na época.

Além de marcar os 60 anos do golpe, o ano 2024 também marca os 45 anos Novembrada, um dos mais significativos protestos políticos que pedia a abertura democrática, em 1979, e escancarava as dificuldades econômicas sofridas pelo povo trabalhador.