VENEZUELA: Chávez se fortalece; inconformados, opositores denunciam fraude

Hugo Chávez venceu o referendo revogatório realizado domingo (15), na Venezuela, com mais votos do que nas últimas eleições. Obteve 58% do total, ante 57% há seis anos. Inconformados, opositores denunciam fraude.

Uma chuva fina, porém constante, caiu sobre Caracas durante toda a madrugada de segunda-feira (16). As ruas dos bairros de classe média estavam praticamente vazias e pouquíssimos táxis circulavam. Mas na avenida Urdaneta, em frente ao palácio de Miraflores e em vários bairros populares, o clima era outro.

Milhares de pessoas, já encharcadas, começavam a comemoração de uma vitória que se anunciava nas horas anteriores. Eram exatamente 3h47 quando o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Francisco Carrasquero, em rede nacional de rádio e televisão, anunciou o primeiro resultado parcial das apurações do referendo revogatório do mandato do presidente Hugo Chávez. Foi um pronunciamento curto e seco de menos de dois minutos:

– Apurados 94,49% do total, a opção “Não” obteve 4.991.483 votos, correspondentes a 58,25% da totalidade válida, e a opção “Sim” alcançou 3.576.517 votos, chegando a 41,74% do número de eleitores. Muito obrigado”. (Fonte: Agência Carta Maior)