Seminários nos estados e em Brasília vão discutir plano de carreira

Por Marcela Cornelli

Os servidores do Judiciário Federal se reuniram no último sábado (14/8) na sede da Fenajufe, em Brasília, para discutir os rumos do movimento em torno da campanha salarial. Na Reunião Ampliada, que reuniu representantes de 13 estados e 45 pessoas, os delegados trataram de questões de interesses da categoria, que estão na ordem do dia, como a aprovação do projeto de aumento da GAJ pelo Congresso Nacional e de um plano de carreira, em andamento na Comissão Interdisciplinar do STF, onde a Fenajufe está representada.

Na parte da manhã, foram dados os informes das entidades sobre as assembléias que discutiram a contraproposta da GAJ, apresentada pelo governo e já votada pela Câmara dos Deputados. De acordo com os relatos dos servidores, a totalidade dos estados aprovou a aceitação da contraproposta, de parcelamento em dois exercícios sendo a primeira paga provavelmente até setembro, retroativo a julho, e a segunda em novembro de 2005. No entanto, as assembléias apontaram a necessidade da categoria se manter mobilizada para garantir a revisão do PCS e a implementação de um plano de carreira.

Depois dos informes, foi feita a análise de conjuntura. Em seguida, os representantes dos servidores na Comissão Interdisciplinar, Ramiro López e Roberto Policarpo, informaram aos delegados o andamento dos trabalhos na comissão, que tem a expectativa de fechar uma proposta de projeto de revisão do PCS nesta sexta-feira, dia 20.

Após os informes, os representantes da categoria apontaram a necessidade da Fenajufe e dos sindicatos promoverem uma discussão mais ampla com a base em torno do que está sendo elaborado pela comissão. Para isso, foi acertada a realização de debates nos estados e de um seminário nacional, em Brasília.

Como a previsão é de que a comissão encerre as atividades nesta sexta-feira, a reunião indicou que a Fenajufe envie aos sindicatos na próxima segunda-feira, dia 23 de afosto, a versão final da proposta para que sejam feitos os debates com os servidores durante toda a semana de 23 a 27 de agosto. No dia 28, a Fenajufe realiza um seminário nacional, em Brasília, com a participação de representantes de todos os estados.

O objetivo desse seminário nacional, que não tem caráter deliberativo, será avaliar em um mesmo momento as indicações dos debates feitos nos estados durante a semana de 23 a 27.

Fonte: Fenajufe