Trabalhadores da CASAN decidem pela greve

Por Marcela Cornelli

A assembléia geral dos trabalhadores da CASAN, realizada na tarde de ontem em Florianópolis, decidiu, por unanimidade, pela greve.

Segundo Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado de Santa Catarina (SINTAE), a data base da categoria é em abril e até agora a direção da CASAN ainda não apresentou proposta formal. De acordo com o Sindicato, a direção enviou proposta não oficial impondo condições absurdas para a efetivação do acordo coletivo 2003/2004. A direção da empresa exige a desistência de ações coletivas e individuais e a desistência da ação judicial que requer a manutenção dos atuais critérios de rescisão do contrato de trabalho.

Segundo o SINTAE, a direção da CASAN descumpre com os compromissos formalmente assumidos pelo governado Luiz Henrique da Silveira quando candidato. No documento que Luiz Henrique enviou aos trabalhadores da CASAN na época da campanha comprometia-se a respeitar os direitos dos trabalhadores em saneamento e, em especial, os atuais critérios de rescisão do contrato de trabalho. Ainda assumia a responsabilidade de recuperar e fortalecer a empresa.

De acordo com o Sindicato, os trabalhadores da CASAN não abrem mão dos seus direitos, sendo que as regras para rescisão do contrato de trabalho é uma conquista histórica da categoria, fruto de muitas lutas.

O estado de greve é decretado a partir de segunda-feira, 15/12, e a greve começa na terça-feira, 16/12.

Fonte: SINTAE