SINTUFSC, UNE e UBES fazem ato mostrando a perversidade do vestibular

Por Marcela Cornelli

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC), a UNE e a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES)distribuíram um panfleto durante o vestibular da UFSC intitulado “Vestibular da Rebeldia”, onde mostram a perversidade deste sitema de avaliação para entrada nas universidades. A proposta é que os 35 mil candidatos que não conseguirem a vaga se manifestem, exijam, lutem pelo seu direito.

Na segunda, 15/12, foi feito ato político na frente da Reitoria no sentido de mostrar que o jovem que fica de fora da universidade não o faz por incompetência, e sim porque o governo não lhe garante a vaga.

Leia abaixo o texto do panfleto:

Você passa e não tem vaga. / O governo tem que garantir seu direito de estudar. / Rebele-se!!! A universidade tem que te dar uma vaga. / A universidade é pública. / Não permita a cobrança de mensalidades.

Vestibular da rebeldia

. Você sabe da tua capacidade, sabe que merece uma vaga nesta universidade pública, que teus pais e todo o povo da tua comunidade pagam com seus impostos.

.Você sabe dos anos de batalha que enfrentou na escola, dos sacrifícios de todos os familiares para você chegar até este momento: na boca do forno…
Como? Boca de forno? Que gente maluca é essa que fala em boca do forno?

. Sim, você está na boca do forno, e sabe por quê? Porque está dentro de um sistema tirânico, o do vestibular. Se você não “passa”, queima teus sonhos, queima a tua vida, te exclui, te deixa fora. E isso acontece também com outros milhares de jovens cheios de energia, de sonhos, de desejos.

. Dos 39 mil estudantes que, como você, agora fazem o mesmo caminho pelo campus da UFSC, esperando a tão sonhada vaga no ensino superior, apenas 3.900 vão conseguir entrar e escapar do forno que devora o sonho e a esperança de um futuro digno, de um caminho de criação do saber e transformação da sociedade.

. No dia do resultado, se você conseguir a vaga, não fique rindo e festejando sem ligar para o outro que entrou na boca do forno e teve seu sonho queimado.

. E você, a quem vão dizer, no dia da torturante divulgação da lista, que não passou, não chore sozinho por suas esperanças queimadas, separado dos outros 35 mil que também entraram na boca dessa máquina que consome a vida de tantos jovens.

. Você sabe que é competente, um ser que tem todo o direito de estudar. Exija a vaga que é tua e que te negam. Não deixe que o forno do vestibular queime a tua força. Acenda um outro fogo: o da rebeldia, da não-aceitação de tudo que está aí como “normal”, coisa que não se pode mudar nunca.

. Não entre em depressão nem deixe tua força se esvair junto com a tristeza. No dia do resultado do vestibular, venha para o campus da UFSC, acampe, grite, lute, exija a vaga que te é de direito. O governo federal tem que te dar.

. Se você está impedido de entrar nessa casa pública do saber porque dizem que “você não passou no vestibular ”, e não dizem a verdade que é “não tem vaga para você”, faça valer agora mesmo o teu direito à vaga no vestibular da rebeldia.

. No dia que sair o resultado do vestibular, não fique em casa chorando ou comemorando. Venha para o campus público da UFSC. Ocupe a praça da cidadania. Afaste a tristeza e a frustração, acendendo a chama da rebeldia. A tua vaga está aqui. Exija teu direito!!!

SINTUFSC – UNE – UBES

Fonte: SINTUFSC