Sintrajusc pede apoio à direção do Foro da Justiça Federal para recomposição salarial e NS

Solicitar apoio à luta pela recomposição salarial e pela exigência de nível superior para técnicos do PJU foi a pauta da reunião de hoje (14) entre a coordenação do Sintrajusc e servidores e a direção do Foro da Justiça Federal. Participaram, pelo Sindicato, os coordenadores Paulo Koinski e Cristina de Assunção, e os servidores Everton Rodrigues Garcia e Fernanda Fernandes.

Na reunião, foi observado que cerca de dois terços dos integrantes do Poder Judiciário da União (PJU) atualmente exercem o cargo de técnicos judiciários federais – uma função altamente complexa e de grandes responsabilidades que requer qualificação, justificando-se a luta pela exigência de formação acadêmica em nível superior (NS) como pré-requisito para o ingresso nessa carreira.

Outra informação prestada na reunião foi que, em 15 de fevereiro, a Fenajufe esteve reunida com o presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, e na oportunidade foi tratado da luta dos servidores pela alteração do critério de escolaridade para ingresso na carreira de Técnico Judiciário, sendo que o ministro foi muito receptivo, se mostrou aberto à proposta e se dispôs a encaminhá-la à apreciação dos demais ministros do Tribunal.

Em seguida, a Fenajufe protocolizou junto ao STF o Requerimento Administrativo do NS já com a minuta de Projeto de Lei e exposição de motivos que objetiva a mudança, requerendo a adoção de todas as medidas necessárias para o seu encaminhamento ao Congresso Nacional.

A Direção do Foro manifestou seu apoio ao pleito do Sintrajusc e manifestou-se no sentido de que não há motivos que justifiquem o não reconhecimento do TJ como cargo de Nível Superior, devendo haver a valorização da mão-de-obra qualificada existente, uma vez que a maioria dos Técnicos possui atualmente curso de Nível Superior.

Outro tema na reunião foi a luta pela recomposição salarial de 19,99% referente às perdas do governo Bolsonaro e que se faz com o conjunto do funcionalismo público federal. O Sintrajusc informou que está convocando a categoria para Assembleia dia 16 de março (quarta-feira), às 19h30, tendo como pauta a mobilização pelo reajuste em Santa Catarina.

O Sintrajusc irá formalizar o pedido de apoio aos pleitos em requerimentos a serem encaminhados nesta terça-feira (15).