Sintrajusc e Sintrajufe/RS reivindicam pagamento de passivos em encontro de TREs

As diretorias do Sintrajusc e do Sintrajufe (RS) participaram nesta sexta-feira (19) do 38º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais em Porto Alegre (RS). Eles entregaram um memorial aos presidentes dos TREs do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, reivindicando que as parcelas disponíveis do orçamento nos tribunais sejam empregadas no pagamento de passivos (URV e quintos) dos servidores e pendências do PCS.

Os sindicatos querem respeito à ordem de antiguidade para pagamento de passivos, já que o CNJ aprovou recentemente decisão concedendo adicional por tempo de serviço aos magistrados.

A reivindicação foi endossada pelo presidente do TRE/SC, Desembargador José Trindade dos Santos, que declarou-se favorável. A diretora-geral do TRE de Minas Gerais, Nara de Souza Lopes, reconheceu que os pagamentos dos passivos não podem ser negados pelos tribunais, pois já foram reconhecidos administrativa e judicialmente.

O documento distribuído pelos dirigentes também solicita a equiparação do auxílio-alimentação dos regionais aos patamares do TSE e a isonomia entre as FCs de chefes de cartório do interior e das capitais.

Servidores do interior terão acesso à internet

O acesso dos servidores do interior à internet, outra reivindicação dos sindicatos, deve ser liberado em breve. Segundo desembargador José Trindade dos Santos, a medida já foi aprovada pelo Colégio de Presidentes na sexta-feira (18), primeiro dia do evento, e será encaminhada ao TSE. Trata-se de uma reivindicação dos servidores que se sentiam discriminados, haja vista que os colegas da sede dispunham do acesso a internet. A partir da criação do quadro próprio da Justiça Eleitoral em Santa Catarina e a posse dos servidores a partir de 2005 o Sintrajusc percorreu todas as Zonas Eleitorais do Estado e constatou as dificuldades encontradas pelos servidores pela falta da internet como ferramenta de trabalho. Encaminhamos o pedido à Justiça Eleitoral e logramos êxito. Estão de parabéns os servidores!