Sindicatos preparam manifestações para Dia Nacional de Lutas

Esta terça-feira, 26 de outubro, foi aprovada pelos delegados da reunião ampliada da Fenajufe, como o Dia Nacional de Mobilização e de Lutas em defesa da aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09. A Fenajufe ressalta que neste dia os sindicatos deverão promover várias atividades com os servidores, como manifestações e atos públicos, debates nos locais de trabalho e assembléias. O objetivo da Fenajufe e dos sindicatos de base é preparar a categoria para as outras datas aprovadas pelos delegados da ampliada, que exigem uma maior mobilização dos servidores.

Confira os sindicatos que já definiram o calendário de mobilização:

Sindjufe-BA: Nas assembleias setoriais, a categoria decidiu realizar atos no TRT, às 12h; e no TRE, às 13h, onde, após as manifestações, será realizada a assembleia geral que deve deliberar sobre a greve da categoria no Estado. Os servidores da Justiça do Trabalho também decidiram promover paralisação nesta terça-feira, a partir das 12h. Além da paralisação, eles sairão em passeata do TRT e seguirão para o TRE, onde participarão do ato unificado. Os servidores da Justiça Federal também decidiram participar deste mesmo ato no TRE, com concentração no saguão da JF a partir das 12h30.

Sindjus-AL: Os servidores do Judiciário Federal e do MPU em Alagoas realizarão ato público nesta terça-feira [26], em frente ao TRE, a partir das 14 horas. A manifestação será em defesa da revisão do PCS e da Justiça Eleitoral. O sindicato informa que no ato de amanhã haverá um espaço para a apresentação do Grupo de Teatro Popular Sol Nascente, que terá como tema a reforma do Código Eleitoral. Ocorrerá ainda a assembleia geral no local.

Sintrajud-SP: O sindicato informa que realizará assembleias e atos na terça-feira, dia 26 de outubro. Os encontros setoriais estão marcados nos seguintes horários: às 11h na JF de Santos; e às 13h no TRF/JF e no TRT/JT.

Sitraemg-MG: O sindicato promoverá atos públicos na próxima terça-feira [26] em Belo Horizonte e em Juiz de Fora. Na capital mineira, os servidores se reunirão às 13h, em frente ao prédio do TRT, que fica na Rua Mato Grosso. Segundo o sindicato, a manifestação será até as 14h e deverá contar com a participação dos servidores de todos os ramos do Judiciário Federal no estado. Em Juiz de Fora, o ato público do Dia Nacional de Lutas será em frente ao prédio da Justiça do Trabalho, das 12h às 13h.

Sindijufe-MT: Em Mato Grosso, o sindicato realizará nesta terça-feira [26] uma mobilização, às 15 horas, no térreo do Tribunal Regional Eleitoral [TRE]. O ato servirá para discutir a paralisação de 24 horas do dia 11 e a retomada da greve dia 17, deliberados na reunião ampliada da Fenajufe [16].

Sisejufe-RJ: Os servidores no Rio de Janeiro estão sendo convocados para participar das assembleias por locais de trabalho na próxima terça-feira, 26 de outubro. A agenda é a seguinte: às 10h, no TRT; às 12h, na JF da Avenida Rio Branco e na JF da Avenida Venezuela; às 13h, no TRF; e às 15h no TRE.

Sinpojufes-ES: Em assembleia realizada no último sábado [23], os servidores da Justiça Federal decidiram entrar em estado de greve e realizar assembleias permanentes. A categoria acatou as deliberações da reunião ampliada Fenajufe para a mobilização nesta terça-feira [26/10]. O Sinpojufes também convoca a categoria para comparecer em sua sede, das 9h às 18:00 horas, para que retirem suas camisas pretas com as frases: “PCS já!” e “ Se eu quero, eu luto!”. No dia 11 de novembro haverá uma assembleia no TRE, para deliberar pela paralisação parcial ou por tempo indeterminado.

Sintrajufe-MA: Nas assembleias setoriais realizadas na semana passada, a categoria decidiu promover nesta terça-feira [26] atos no Fórum Trabalhista Astolfo Serra, em São Luís, a partir das 7h30; na Justiça Federal, a partir das 8h; e na sede do TRE/MA, ao meio-dia e meia. O lema do Dia Nacional de Lutas no Maranhão será “Sem unidade e luta não há reajuste”.

Sintrajusc-SC: Nesta terça-feira [26], haverá ato em defesa do PCS, das 15 às 16 horas, na frente do TRE, conforme foi decidido em assembleia realizada nesta segunda [25]. O sindicato está orientando a categoria a participar do ato vestida com a camiseta laranja da greve.

Sindjuf-PA/AP: O Sindjuf-PA/AP realiza nesta terça-feira [26] ato público unificado pela manhã no TRE-PA, com a participação de servidores das Justiças Eleitoral, Trabalhista e Federal. No ato será distribuído informativo específico sobre a luta pelo PCS. Ao final, o sindicato vai discutir e deliberar com os servidores presentes sobre a participação na greve de 24 horas no próximo dia 11.

Sindjuf-PB: O Dia Nacional de Luta terá mobilização e panfletagem nos órgãos do Judiciário Federal na Paraíba. As atividades foram definidas pelos coordenadores do Sindjuf/PB, em reunião no último dia 23. O sindicato informa que mobilizará toda a categoria no próximo dia 11 para a paralisação de 24 horas em todo o Judiciário Federal paraibano e também para uma assembleia geral, que vai debater a luta em defesa da aprovação do plano de cargos e salários.

Sinjutra-PR: Os servidores da Justiça do Trabalho do Paraná se vestirão de preto nesta terça-feira [26] para protestar contra a lentidão das negociações referentes ao PCS. Também será entregue nas unidades texto referente à importância da mobilização; sobre os avanços nas negociações conseguidos com última greve da categoria; as pressões sofridas pelos servidores com liminares e atos administrativos cerceando o direito de greve, ressaltando que greve é luta.

Sindjufe-MS: O sindicato realizará três assembleias esta semana para discutir a participação no calendário de lutas em defesa da aprovação dos PCSs. Nesta terça-feira [26], as assembleias serão no TRT, às 145h; e na Justiça Federal, às 16h. No dia 27, a assembleia geral será no TRE, às 13h.

Sintrajufe-PI: Nesta terça-feira [26], o Sintrajufe-PI preparou um jornal especial em homenagem ao Dia do Servidor que também trata das questões da mobilização para a aprovação do PCS. Uma comissão de diretores entregará o jornal pessoalmente aos servidores nos locais de trabalho, ouvindo e discutindo as propostas para esse semestre.

Sintrajuf-PE: O sindicato realizará nesta terça-feira [26] e no dia 28, Dia do Servidor Público, atos relâmpagos para marcar a retomada das mobilizações em defesa da aprovação do PCS.

Sintrajufe-RS: O sindicato vai realizar atividades de mobilização no dia 28 de outubro [Dia do Servidor Público], com distribuição de carta aberta, uso de adesivos e de roupas pretas. Os servidores também aprovaram paralisação de 2 horas no dia 11 de novembro, com realização de assembleias nos locais de trabalho do interior e uma única assembleia em Porto Alegre, no prédio da Justiça do Trabalho. A pauta será mobilização e o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 17 de novembro.

Sindiquinze-SP: O sindicato realizará no dia 11 de novembro assembleia geral Extraordinária em todas as Varas e Fóruns trabalhistas da 15ª Região. Um kit contendo Urna, Cédulas de Votação, Lista de Presença, Ata e Manual de Instruções será enviado para as localidades para que a votação ocorra dentro da legalidade. Desta maneira, os associados decidirão os rumos da mobilização pelo PCS no âmbito do TRT-15, com a deliberação da greve por tempo indeterminado, conforme calendário aprovado na ampliada da Fenajufe. No dia 11 de novembro as Varas e Fóruns da 15ª Região deverão fazer a assembleia geral, concomitantemente, às 11hs [primeira chamada] e 11:30hs [segunda chamada].

Da Fenajufe, com informações dos sindicatos