Servidores se mobilizam contra reforma da Previdência e trabalhista

Em Assembleia realizada nesta quinta-feira, 2, na Justiça Federal, foram aprovados os nomes do servidores Paulo Koinski, Lúcia Fontes do Amaral Pereira e Devair Esmeraldino (suplente) para representar Santa Catarina na Reunião Ampliada da Fenajufe, dia 18 de fevereiro em Brasília. A reunião irá discutir estratégias e calendário de lutas para barrar as reformas da Previdência e trabalhista impostas pelo governo Temer (PMDB).

Na Assembleia, a primeira do ano, os coordenadores do Sintrajusc Paulo Koinski, Lusmarina da Silva e Denise Zavarize deram informes sobre as atividades contra as reformas, que no Estado são coordenadas pelo Fórum Catarinense de Lutas em Defesa dos Direitos, do qual o Sintrajusc faz parte. Um dos indicativos é de mobilização no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, porque as mulheres serão duramente atingidas se a reforma da Previdência for aprovada da forma proposta pelo governo Temer.

Koinski alertou para a necessidade de luta sem esperar nada do STF, que já demonstrou em outras ocasiões posição desfavorável em relação a decisões que ameaçam direitos dos servidores, mesmo quando inconstitucionais. Lusmarina destacou a necessidade de união dos servidores de todas as esferas e da iniciativa privada, visto que as pautas do governo atingem a todos, sem distinção. Denise afirmou que há muito o que fazer para enfrentar o governo, como os servidores do Judiciário já demonstraram em várias ocasiões, entre elas barrar a reforma do Judiciário e manter a Justiça do Trabalho, ameaçada nos anos da gestão FHC. Os servidores Devair Esmeraldino e Sérgio Mendonça também expressaram preocupação quanto aos impactos da reforma, ressaltando a importância de união da categoria.

A  diretora seccional do Sinasempu (Sindicato do MPU e CNMP), Gleidismara dos Santos Cardoso, também participou da Assembleia, afirmando que a base do Sinasempu está ao lado dos servidores do Judiciário em Santa Catarina para viabilizar atividades conjuntas, como ocorreu nas Greves em defesa do Plano de Cargos e Salários, quando as duas categorias se uniram para os Atos que fecharam a avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis.

Em breve o Sindicato irá chamar nova Assembleia para encaminhar o for decidido no âmbito da Fenajufe, do Fórum Nacional dos SPFs e do Fórum Catarinense de Lutas em Defesa dos Direitos.

Veja a fala dos coordenadores do Sintrajusc em: