Servidores do Piauí discutem paralisação dias 11 e 12 de novembro

Na manhã desta quarta-feira [04], no Fórum Osmundo Ponte – TRT, em Teresina, durante assembléia realizada pelo Sintrajufe-PI, os servidores ratificaram o indicativo de paralisação nacional no dia 11 de novembro. A decisão foi aprovada também em assembléia na Justiça Federal em 28 de outubro – dia dos servidores públicos. Estava prevista para hoje a realização de assembléia no TRE e deve ser mantida a proposta de paralisação, segundo informações do Sintrajufe.

A decisão faz parte calendário de luta, aprovado pela categoria em reunião ampliada da Fenajufe.O sindicato lembra que há mais de um ano as propostas de plano de carreira e revisão salarial dos servidores do Judiciário vêm sendo discutidas entre os sindicatos e as direções dos Tribunais, com o propósito de encaminhar o projeto ao Congresso Nacional.

No final de outubro, com a proposta de revisão salarial dos servidores já em vias de ser encaminhada pelo STF ao Congresso Nacional, a Frente Associativa dos Magistrados em reunião com o presidente do STF, Gilmar Mendes, entregou ofício solicitando que a proposta dos servidores não fosse enviada ao Congresso, porque, segundo eles, “alguns servidores passariam a ganhar mais que juízes”. Diante da situação, o STF adiou a reunião que decidirá o encaminhamento da proposta ao Congresso Nacional.

“Quem decide quem vai ganhar mais que o juiz não é o servidor, é o próprio juiz, quando nomeia funcionários para ocupar altos cargos em comissão”, argumenta Saturnino Dantas diretor do Sintrajufe-PI, ao esclarecer que o sindicato sempre se posicionou contra os valores das funções em detrimento do salário.

Na assembléia desta quinta, no TRE, o Sintrajufe-PI deve decidir como se darão as atividades de paralisação nos próximos dias 11 e 12, reivindicando que a proposta de revisão salarial seja encaminhada ao Congresso, além de escolher os delegados que participarão da Reunião Ampliada da Fenajufe, no dia 14, em Brasília.

Fonte: Sintrajufe-PI