Saiba como acompanhar os resultados das eleições no dia 1º de outubro

Eleitores e candidatos poderão acompanhar a divulgação dos resultados das eleições de outubro, no próximo dia 1º, de pelo menos três maneiras: por meio do sistema Divulga2006, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE); acessando a agência de notícias do TSE na internet, no endereço agencia.tse.gov.br (sem o www); e por meio dos veículos de comunicação que firmaram parceria com o Tribunal.
O sistema Divulga2006 estará disponível na página oficial do TSE na internet (www.tse.gov.br) a partir do dia 29 de setembro e pode ser baixado por qualquer interessado, com acesso à internet. O Divulga2006 também poderá ser baixado nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (www.tre-sigla do estado.gov.br).
O sistema está preparado para ser executado em Windows 98 ou superior, desde que o computador possua o Internet Explorer atualizado com o pacote MSXML 4.0 Service Pack 2 (Microsoft XML Core Services).
Para acionar o programa, o usuário terá de acessar a internet para baixar os dados dos provedores previamente cadastrados para a divulgação dos resultados, cujos nomes aparecerão ao clicar em cima da marca Divulga2006.
Para realizar uma pesquisa, é preciso levar o cursor às consultas desejadas, no lado esquerdo do monitor, e preencher os parâmetros que vão surgir à direita.
Os resultados da votação serão apresentados em ordem decrescente de votos, por candidato, cargo e abrangência regional. Existem também opções para acompanhar a apuração por legendas e coligações, com votos separados por candidatos, distribuição de vagas e votos para o partido político ou coligação. Mas, essas informações serão parciais, uma vez que o cálculo definitivo da distribuição de vagas para os cargos proporcionais (de deputados) só é possível após a totalização, com 100% dos votos apurados.

Outras opções

O sistema Divulga2006 é o meio mais imediato para acompanhar os resultados oficiais liberados pela Justiça Eleitoral.
Outra opção é acompanhar pelo Centro de Divulgação das Eleições 2006 na internet, que pode ser acessado pelo link agencia.tse.gov.br (sem o www).
Por meio da agência de notícias virtual, o eleitor também poderá acompanhar as transmissões, ao vivo, das coletivas com o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio; o diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura e com o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Dutra.
Outro meio de acompanhar, passo a passo, a divulgação dos resultados é pelos meios de comunicação, como TVs, rádios e agências de notícias na internet.
O usuário poderá acompanhar a apuração dos votos a partir das 17h, quanto à eleição nos estados. Os resultados para a Presidência da República serão divulgados a partir das 19h, por causa do fuso horário de duas horas no Acre.

Fonte: TSE