Referendo: venezuelanos votam em peso; votação é prorrogada até meia-noite

As autoridades eleitorais venezuelanas estenderam até a meia-noite (1.00 de Brasília) o horário para votar no referendo presidencial, em vista das filas ainda registradas nos centros de votação.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) já tinha estendido o horário das 16.00 às 20.00, mas a maciça participação exigiu uma nova prorrogação. “Os relatórios assinalam que em todo o país persistia a presença considerável de venezuelanos nas zonas eleitorais; por isso, decidimos estender o período de votação”, disse Jorge Rodríguez, diretor do CNE.

“O povo foi às ruas para expressar sua vontade democrática e sua intenção cívica”, acrescentou Rodríguez.
Com a nova mudança de fechamento, o primeiro boletim com dados oficiais do referendo foi divulgado por volta das 3.00 de segunda-feira (4.00 de Brasília), considerando que o CNE anunciou a primeira parcial para três horas depois do fechamento das mesas eleitorais. Embora o fechamento oficial das mesas tenha sido marcado para a meia-noite, os lugares onde a essa hora ainda restavam eleitores nas filas permaneceram abertos até que votassem todos. À meia-noite, como não houve uma nova prorrogação, os centros eleitorais que fecharam por não haver cidadãos esperando em suas portas transmitiram seus dados ao centro de controle do CNE em Caracas. (Fonte: Diário Vermelho)