Previdenciários rejeitam proposta do governo e mantém greve

Por Marcela Cornelli

Representantes dos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afirmaram ontem que não aceitam a proposta do governo e que não confiam nas promessas feitas, pois já teriam sido “traídos” no fim de 2003 pelo governo Lula.

Das 14 reivindicações da categoria, o governo diz que só atenderia de imediato quatro e que fará uma comissão para analisar outros quatro pontos da pauta de reivindicações.

No ano passado, ficou acertado com a categoria um reajuste de 47,11%, e o governo elaborou uma medida provisória propondo alterações na carreira. Para receber os 47,11%, foi exigido que os servidores assinassem um termo de adesão aceitando as propostas que constavam na MP, que foi aprovada pelo Congresso no dia 1º de abril.

No entanto, no termo de adesão, o governo também exigiu que os servidores que haviam entrado na Justiça para ter um aumento desistissem das ações. Os servidores não admitem desistir dos processos já ganhos e dos que ainda tramitam. A categoria é formada por 45 mil servidores, sendo que, segundo informações do sindicato da categoria, 75% estão parados.

Fonte: Folha Online