Presidente do TST apoia reivindicações e diz que assinará projeto de lei

Por Marcela Cornelli

A Fenajufe se reuniu ontem (25/5) com o presidente do TST, Vantuil Abdala. A Federação apresentou a pauta de reivindicações dos servidores do Judiciário Federal destacando a equiparação da GAJ de 12% com a Gampu (MPU) de 30% e a instituição da jornada de seis horas para todo o Judiciário, baseado no que já foi implementado no STJ.

Em relação ao aumento da GAJ, o presidente do TST considerou a reivindicação justa e se comprometeu a reforçar o pleito ao presidente do STF, Nelson Jobim. Abdala garantiu que assinará o ante-projeto de lei para ser enviado logo ao Congresso Nacional.

Ele também se mostrou sensível à instituição da jornada de seis horas no Judiciário e se comprometeu a estudar a reivindicação.

Abdala reconhece direito de greve
Informado sobre a greve contra o reajuste zero e pelas reivindicações específicas da categoria, Vantuil Abdala reconheceu o livre exercício do direito de greve dos servidores públicos e reafirmou que considera as reivindicações justas, firmando compromisso de negociar os dias parados quando do término do movimento. Ao final da reunião, o presidente do TST considerou que é preciso resgatar, junto à sociedade, a importância do servidor público em especial do Judiciário.

Votação da Previdência adia reunião sobre a GAJ
A reunião dos presidentes do STF e dos tribunais superiores sobre o projeto de lei que aumentaria a GAJ para 30% que seria realizada ontem, foi adiada para hoje em razão do julgamento do desconto previdenciário dos aposentados no STF. A reunião dos presidentes será às 12h e a reunião com a Fenajufe (adiada também) será depois, à tarde.

Da Redação com informações da FENAJUFE