Presidente do STF cobra de Lula aumento da GAJ

Por Marcela Cornelli

Reunião marcada para segunda-feira poderá fechar acordo Judiciário/Executivo sobre a GAJ.

É imprescindível manter e ampliar a greve até fecharmos um acordo concreto

Ontem à tarde o Presidente do STF, Nelson Jobim esteve no Planalto para convidar o presidente para a cerimônia de sua posse. Conforme compromisso assumido com a Fenajufe, Jobim, colocou em pauta o aumento da GAJ. Como encaminhamento, aproveitou a ocasião para agendar reunião conjunta com a Casa Civil e o Ministro do Planejamento, Guido Mantega a fim de fechar uma posição política a respeito do aumento da GAJ. Segundo Jobim, o projeto de lei já está elaborado, só aguardando o acordo do Judiciário com o Executivo para ser encaminhado ao Congresso Nacional. A reunião ficou confirmada para a próxima segunda-feira, dia 7 de junho, com horário ainda a ser definido pelo ministro Planejamento.

Depois da reunião entre o Judiciário e o Executivo, a Fenajufe reunirá novamente com o presidente do STF para tratar do assunto.

STF afirma que não há impedimento legal ou orçamentárioO presidente do STF informou que no estudo orçamentário há previsão para três alterações que vão incidir no Orçamento: o primeiro retroativo a maio, um do segundo semestre e o dos próximos anos. No seu entendimento não há qualquer incompatibilidade dessas alterações com a Lei de Responsabilidade Fiscal e com a Lei Orçamentária Anual de 2004.

Da Redação