Posição contra Alca e defesa do plebiscito é reafirmada no V Congrejufe

Por Leonor Costa
Jornalista da FENAJUFE

Os delegados ao 5º Congrejufe reafirmaram a posição contrária à implantação da Alca e em defesa da realização de um plebiscito oficial sobre o assunto em outubro deste ano, junto com as eleições municipais. As propostas levantadas pelos Estados Unidos de acordo alternativo, como “Alca Light”, também foram rejeitadas.

“A Alca levará a falência de milhares de empresas, ao crescimento dos monopólios sobre a produção e a prestação de serviços, ao desemprego, ao aumento generalizado dos preços e à perda da soberania nacional”, diz parte do texto aprovado. “Devemos intensificar nossa mobilização contra a implantação da Alca”, diz mais adiante.

Boa parte do texto aprovado veio em uma emenda que aditava à tese guia trechos da tese 3. Houve consenso quanto à aprovação de quase todo o conteúdo – sendo, também por acordo, retirado os trechos que faziam referência ao Mercosul, sobre os quais não havia consenso.
O único ponto em que não houve acordo referia-se a um item da proposta que indica à Fenajufe uma política externa voltada para as lutas internacionais que resistem às políticas imperialistas presentes neste e em acordos similares – com apoio político e financeiro, sempre que possível. Houve defesa de lado a lado e a proposta acabou aprovada por ampla maioria.

Ainda no cenário internacional, os congressistas condenaram as ações políticas, econômicas e militares do governo dos Estados Unidos. A invasão ao Iraque foi condenada nas resoluções aprovadas. “A nova ordem mundial, hegemonizada pelos Estados Unidos, tem como guardião o presidente George Bush, chefe de uma polícia planetária de fato, cujo objetivo é manter e ampliar o imperialismo”, diz item da tese guia aprovada.

Fonte: FENAJUFE