Nesta sexta (22), Santa Catarina se une ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência

Nesta sexta-feira, 22 de março, panfletagens, atos e manifestações serão realizadas em todo o Brasil para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência. A data marca a resistência contra o fim do direito à aposentadoria, que é o que vai acontecer se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, da reforma da Previdência, for aprovada pelo Congresso Nacional, onde está tramitando.  Santa Catarina também se unirá à luta contra o desmonte da previdência pública, com atos e panfletagens em algumas cidades do Estado para as quais o Sintrajusc convoca toda a categoria.

Em Florianópolis, a concentração será às 17h, no Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Também haverá atos em frente ao INSS de Blumenau, a partir das 10h, e em Itajaí, a partir das 16h, em frente à Igreja Matriz.

No oeste do Estado, a distribuição dos materiais será feita coletivamente no centro de Chapecó. No Sul, a sexta-feira também será de mobilização contra a Reforma da Previdência, com um ato no calçadão da praça Nereu Ramos, em Criciúma, às 13h30. No local, haverá panfletagem e advogados trabalhistas que irão tirar dúvidas e dialogar com as pessoas sobre os ataques à previdência pública.

No meio-oeste do Estado, Lages contará com panfletagens durante todo o dia 22 na região central, encerrando a programação do Dia de Luta com um aulão popular sobre a Reforma da Previdência, no Calçadão Tiago Fiúza de Carvalho.

No norte, um ato acontecerá em Joinville, a partir das 14h, na Praça da Bandeira.

O ato está sendo convocado por todas as centrais sindicais existentes no país desde a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, que reuniu 10 mil pessoas na Praça da Sé no dia 20 de fevereiro, quando foi apresentada a Proposta de Emenda Constitucional 6/2019 ao Congresso Nacional. As organizações sindicais nacionais e locais vêm defendendo a construção de uma greve geral para impedir a aprovação da reforma, que prejudica todos os trabalhadores da ativa e também os aposentados, atingindo ainda mais duramente as mulheres.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social foi relançada nesta quarta-feira, 20, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A Frente reúne, além de deputados e senadores contrários à reforma, centrais sindicais, federações e sindicatos. A Fenajufe também participa. A Frente existe desde 2016, quando atuou na campanha contra a proposta do governo Michel Temer (MDB), que acabou não sendo apreciada pelo Plenário da Câmara.

Fontes: Fenajufe, Sintrajud e CUT com edição do Sintrajusc