Mobilização começa a dar resultados

Por Marcela Cornelli

A mobilização nacional dos servidores do Judiciário Federal, que teve início no dia 18 de maio com greves e paralisações, já está trazendo resultados positivos quanto às reivindicações específicas.

Na tarde de ontem, a Fenajufe se reuniu com o presidente do STF Ministro Nelson Jobim. No encontro, Jobim se comprometeu a articular com a cúpula do Judiciário e junto ao Executivo as reivindicações da categoria, em especial o ponto que trata da equiparação da GAJ com a Gampu.

Segundo garantiu o ministro, hoje (4ª feira) ele vai se reunir com os presidentes de todos os tribunais superiores, em horário a ser definido, para apresentar a demanda dos servidores.

Projeto de Lei para aumentar a GAJ

Jobim disse ainda que o objetivo desta reunião é trabalhar, em conjunto com a cúpula do Judiciário, uma proposta de projeto de lei que deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional a respeito do aumento da GAJ para 30%.

Jornada de 6 horas

No encontro de ontem, o ministro solicitou que a Fenajufe apresentasse um estudo sobre a jornada de seis horas. A Fenajufe já providenciou o encaminhamento para o STF do estudo baseado na decisão do STJ, que já implementou a jornada de seis horas para seus funcionários. O presidente do Supremo solicitou ao Diretor-Geral do STF, Miguel Fonseca, que até hoje, às 18h, apresente um parecer técnico sobre as seis horas. Na quinta-feira, dia 27, às 12h, os diretores da Fenajufe se reunirão novamente com Jobim.

Presidente do TST recebe Fenajufe hoje

A Fenajufe se reune hoje com o presidente do TST, ministro Vantuil Abdala. O encontro deve ocorrer no final da manhã, oportunidade em que a direção da Fenajufe apresentará ao ministro as reivindicações da categoria e cobrará seu apoio.

Mobilização funciona

Na avaliação da Fenajufe e do Sintrajusc, o avanço nas negociações estão diretamente ligados à mobilização dos servidores, o que aumenta a responsabilidade de fazermos o movimento crescer o mais rápido possível. Deve-se levar em conta que o presidente Lula retorna de viagem na semana que vem e que até lá a greve deve crescer, no sentido de aumentarmos a pressão sobre o Executivo.

Vamos reforçar a paralisação hoje e aguardarmos todos juntos o resultado da reunião dos presidentes dos tribunais superiores, enquanto realizamos nossa assembléia.

HOJE A PARALISAÇÃO CONTINUA E À TARDE TEM ASSEMBLÉIA GERAL!

Da Redação