Inscrições confirmam: 6° Congrejufe será o maior congresso da Fenajufe

Como já era de se esperar, o 6° Congresso Nacional da Fenajufe, que ocorrerá de 28 de março a 1° de abril, em Gramado/RS, será o maior congresso da história do movimento sindical dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União. As inscrições, cujo prazo se encerrou no último dia 23 de fevereiro, confirmaram a grande participação da categoria, por meio de seus sindicatos de base.
Ao todo, foram inscritos 442 delegados e 54 observadores, todos eleitos em assembléia geral em seu respectivo Estado. Dos 27 sindicatos filiados à Federação, apenas três não se inscreveram para participar do 6° Congrejufe. Para mostrar o tamanho desse congresso, é só pegar os números do último [5° Congrejufe], realizado em abril de 2004, em Maceió/AL. Na capital alagoana se reuniram, no total, 375 trabalhadores. Em São Paulo, no 4° Congrejufe, realizado em abril de 2001, foram inscritos 426 participantes.
O aumento do número de delegados para o maior evento da categoria é resultado da atuação da diretoria da Fenajufe, por meio dos trabalhos políticos em Brasília, junto aos tribunais, ao Executivo e ao Legislativo, e dos sindicatos filiados, que aumentaram a sua inserção na base. O número de servidores filiados cresceu nos últimos anos e a prova disso são as recentes conquistas, como a aprovação do novo PCS, pagamento dos quintos e outros direitos. E a expectativa da Fenajufe é que esse congresso de Gramado faça uma reflexão aprofundada sobre as principais e atuais preocupações dos servidores e defina um plano de lutas que contemple as reivindicações da categoria para os próximos anos.
A Federação avalia que a última campanha dos servidores do Judiciário e do MPU, pela aprovação dos PCSs, mostrou bem a maturidade da categoria ao atuar pela conquista de novos direitos. E esse congresso deve, também, reforçar esse perfil da categoria.

Apresentação de teses também mostra boa participação da categoria

Não é apenas o número de delegados e observadores que fará do 6° Congrejufe o maior congresso da categoria. Outro fato que mostra a boa participação dos sindicatos e dos servidores é a quantidade de teses apresentadas, refletindo o tema que será debatido no congresso. Ao todo foram inscritas 20 teses, sendo oito gerais e doze específicas.
Os textos apresentados refletem as diversas posições políticas que compõem o movimento sindical do Judiciário e do MPU, fazendo uma avaliação sobre a atual diretoria da Fenajufe, greve pelo PCS, conjunturas nacional e internacional, atuação da CUT, reformas e outros temas que geram intenso debate entre os militantes sindicais. Além desses que estão na pauta do Congrejufe, também serão apresentados alguns textos sobre temas específicos, como polícia judicial, situação dos afro-descendentes no serviço público, reestruturação e criação de cargos na Justiça Eleitoral, assédio moral, entre outros temas.
Todas as teses estão disponíveis no link especial 6° Congrejufe, localizado no lado direito da página da Fenajufe.
A organização do congresso também informa que já foi finalizada a compra das passagens e que a secretaria da Fenajufe enviará a todos os sindicatos, no dia 19 de março, uma lista com todas as informações sobre o embarque dos delegados e observadores. As entidades deverão informar sua delegação sobre esses dados.
É importante ressaltar que os apartamentos do hotel onde hospedarão os participantes do 6° Congrejufe são duplos. Por isso, a Fenajufe reforça o pedido para que cada sindicato encaminhe, o mais rápido possível, a relação das duplas que ocuparão cada quarto no hotel. A lista com os nomes deverá ser encaminhada para os e-mails fenajufe@fenajufe.org.br e rodnei@fenajufe.org.br.

Confira abaixo a programação do 6° Congrejufe:

27/03 – [terça-feira]
16h00 – Início do Credenciamento
20h00 – Término do Credenciamento do Dia

28/03 – [quarta-feira]
08h30 – Início do Credenciamento
09h00 – Solenidade de Abertura
10h30 – Regimento Interno
14h00 – Painel: Conjuntura
17h00 – Apresentação da Teses
19h00 – Encerramento e término do Credenciamento
20h00 – Atividade Cultural com a Premiação do “1° Concurso Literário da Fenajufe Guimarães Rosa”; lançamento dos livros “Palavras e silêncios” – Organizador: Caio Riter; e “Pé na estrada”, de Ari Antonio Heck. Apresentação sobre Esperanto.

29/03 – [quinta-feira]
09h00 – credenciamento dos suplentes
09h00 – Painel: Plano de Carreira
12h00 – Almoço e término do credenciamento dos suplentes