II Eko Porã: festival da primavera, na UFSC

O Sintufsc (Sindicato dos Trabalhadores da UFSC)promove no dia 28 de setembro o II Eko Porã – Festival de Primavera, que acontece na Praça da Cidadania e na Biblioteca Central da UFSC.

A programação inclui:
14h – Saudação ao sol,
14h30 – Contação de histórias,
18h30 – Abertura da exposição “Arte da Greve”, na Biblioteca Universitária (BU);
18h30 – Lançamento do livro “Seres do Bem”, do fotógrafo Ricardo Casarini Muzy, na BU;
19h – Comida dos Deuses, no Templo Ecumênico;
19h – Malabares com fogo, no Templo Ecumênico;
19h30 – Palestra “A Cura do planeta e o compromisso social”, com o padre Wilson Groh, no Templo Ecumênico;

Durante toda a tarde acontece exposição de artesanato, arte, grafite, Feira de Trocas e música com o artista popular Maza.

Motivo do nome: O grande deus Ñanderu viu que era preciso refazer o mundo que havia sido destruído pela água. Mandou, então, os seus filhos Kuaray (o sol) e Jacy (a lua) para criar o segundo mundo, esse em que vivemos. A missão dos filhos de Ñanderu era criar uma terra livre, que fosse de todos, dividida conforme as necessidades, cheia de flores e frutos para serem repartidos. E Kuaray e Jacy deveriam garantir que na Tekoá, a terra de todos, a vida fosse Eko Porã, ou seja, vida boa e bonita para todos.
Com a chegada dos brancos europeus nas terras de Pindorama, milhões de seres foram destruídos, povos inteiros foram massacrados e muito da cultura primeva se perdeu. Os povos híbridos que vieram depois incorporaram outras histórias, outras tradições, outros deuses. Mas, a despeito de tudo, Kuaray e Jacy continuam a nos olhar com seus olhos mansos e a nos apontar o caminho da Eko Porã. O povo Guarani Mbyá, originário deste nosso pedaço de chão, não esqueceu seus deuses nem seus mitos e é neles que nos sustentamos agora para iniciar nossa saudação ao sol e à primavera, que começa em 22 de setembro.

(Fonte: Sintufsc)