Bancários completam hoje sexto dia de greve

De Tina Braga

Os bancários entram hoje no sexto dia de greve na região da Grande Florianópolis. Hoje à tarde, a categoria realiza uma assembléia geral para analisar o movimento que envolve bancos públicos e privados.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores em bancos, a adesão à greve aumentou bastante desde o primeiro dia da paralisação.

A greve teve início em Florianópolis, no último dia 15, e se alastrou por outros municípios catarinenses.

Em todo o país bancários de dezoito capitais já estão parados, além dos trabalhadores de outras cidades. Em Florianópolis e região a adesão é de 100% no Banco do Brasil e Caixa, além de agências de diversos bancos privados no Centro da Capital e bairros. No Besc também há paralisação em várias agências, entre elas, a da Praça XV, Central (Rua Tenente Silveira), Rio Branco, Lauro Linhares e Biguaçu.

No BRADESCO, da praça XV, no Centro, o clima foi de tensão. Uma liminar impetrada pela gerência do banco, reabriu a agência.

Dirigentes do sindicato e bancários em greve usaram a estratégia de ocupar a agência, onde fizeram um lanche coletivo. Os grevistas ficaram na fila durante todo o dia, na tentativa de retardar o atendimento. A gerência acionou a força policial para retirar os manifestantes do local.

Os trabalhadores do Banco do Brasil, também em greve, aguardam resultado da audiência no Ministério Público quando entregaram denúncia contra assédio moral que está ocorrendo no BB.

Em Santa Catarina, além de Florianópolis, Chapecó também está em greve:Caixa Federal e Banco do Brasil 100%, inclusive agências da base. Em Videira, Concórdia, Joaçaba e São Miguel D´Oeste também há paralisação. Blumenau e Criciúma entram na greve amanhã, terça-feira. Em Joinville os bancários da Caixa estão parados.
(Fonte: Redação, com apoio do SEEB)