Greve dos bancários – Negociação nesta quinta, dia 1°

A Fenaban entrou em contato com a Contraf-CUT nesta terça-feira, 29, e agendou uma nova rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários para esta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 10h, em São Paulo. A retomada do processo de negociação acontece no sexto dia da greve nacional dos bancários, que nesta segunda-feira atingiu 5.786 agências em todo o país, segundo levantamento da confederação com base nos dados dos sindicatos.

A última reunião aconteceu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram uma proposta rebaixada de 4,5% de reajuste para os trabalhadores, além de uma PLR menor do que a do ano passado. Os bancários reivindicam reajuste de 10% (inflação do período mais aumento real) e PLR de três salários mais R$ 3.850 fixos, dentre outras demandas.

No último sábado, o Comando Nacional, após reunião de avaliação da greve, encaminhou correspondência à Fenaban cobrando a retomada das negociações e reforçando as reivindicações da categoria. No documento, a representação dos bancários “reafirma que a proposta para atender às necessidades dos trabalhadores precisa contemplar aumento real de salário, melhoria da PLR, valorização dos pisos salariais, uma política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos”.

Fonte: Contraf-CUT