Fenajufe leva reivindicações ao presidente do TST

Por Marcela Cornelli

Os diretores da Fenajufe, Maria das Graças de Souza e Roberto Policarpo, se reuniram nesta quarta-feira pela manhã com o presidente do TST, Ministro Vantuil Abdala, oportunidade em que apresentaram a pauta de reivindicações dos servidores do Judiciário Federal.

Entre os pontos específicos, a Fenajufe destacou a equiparação da GAJ de 12% com a Gampu de 30% e a instituição da jornada de seis horas em todos os órgãos do Judiciário, baseado no que já foi implementado no STJ.

Em relação ao aumento da GAJ, o presidente do TST considerou a reivindicação justa e se comprometeu a reforçar o pleito ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Nelson Jobim. Segundo o Ministro, no que depender dele o ante-projeto de lei terá a sua assinatura para ser enviado logo ao Congresso Nacional. Ele confirmou sua presença na reunião de hoje, às 18h, com o Ministro Jobim e os demais presidentes dos tribunais superiores para tratar das reivindicações da categoria.

O presidente do TST também se mostrou sensível à instituição da jornada de seis horas no Judiciário e se comprometeu a estudar a reivindicação e reforçá-la na reunião de hoje com a cúpula do Judiciário.

Os diretores da Fenajufe deram informações ao Ministro a respeito do movimento grevista que acontece em todo país contra o reajuste zero e em favor das reivindicações específicas da categoria. Vantuil Abdala reconheceu o livre exercício do direito de greve dos servidores públicos e reafirmou que considera as reivindicações justas. Quanto às possíveis retaliações, firmou compromisso de negociar os dias parados.

Ao final da reunião, o presidente do TST considerou que é preciso resgatar, junto à sociedade, a importância do servidor público em especial do Judiciário.

Fonte: FENAJUFE