Fenajufe e sindicatos traçam estratégias de atuação pela derrubada do veto ao NS

9/11/2022 – A Fenajufe e sindicatos de base retomaram a mobilização no Congresso Nacional para articular junto aos parlamentares a derrubada do veto presidencial ao NS e o arquivamento da reforma Administrativa (PEC-32). A movimentação seguirá até sexta-feira (11) e inclui visitas aos gabinetes para conversa com parlamentares e assessores sobre a derrubada do veto 51/2022 e entrega de material produzido pela Fenajufe. A mobilização deverá se intensificar nos próximos períodos.

A articulação política é extremamente necessária e urgente, já que para que o veto seja derrubado, serão necessários, pelo menos, 257 votos contrários na Câmara dos Deputados e 41 no Senado. A mobilização precisará ser permanente e se estender também aos estados. A justificativa do veto por Bolsonaro seria inconstitucionalidade, no entanto, o parecer da Assessoria Jurídica Nacional da Fenajufe (AJN) prova o contrário.

A movimentação política em Brasília acontece também pela não aprovação da reforma Administrativa (PEC 32/20). A derrota de Bolsonaro nas urnas pode acelerar a tentativa de aprovação da proposição até o final do ano. O presidente da Câmara, Arthur Lira (reeleito deputado federal pelo PP/AL) já anunciou que vai pautar a reforma a qualquer momento.

Da Fenajufe, com edição do Sintrajusc