Eleição da nova diretoria da Fenajufe foi antecipada para o sábado

Após a solenidade de abertura do 6º Congrejufe, os delegados discutiram e aprovaram ontem, 28 de março, o regimento interno que vai conduzir os trabalhos do congresso até o domingo, 1º de abril. Antes de iniciar a discussão do regimento, a mesa, composta pelos coordenadores da Fenajufe Ramiro López e Carlos Antônio Ferreira, apresentou o novo horário dos trabalhos de ontem devido ao atraso do início das atividades na parte da manhã. Durante a leitura do regimento, alguns destaques foram apresentados.
Em relação aos horários do congresso, o coordenador da Fenajufe Saulo Arcângeli apresentou um destaque para alterar o horário do credenciamento dos delegados, que se encerraria nesta quarta-feira, às 19h. Ao defender o destaque, Saulo apresentou a situação de dois delegados de Alagoas, que só chagariam em Gramado por volta das 22h30 de ontem, por não terem sido liberados pela diretoria da Procuradoria Regional do Trabalho para participarem do Congrejufe, sob a ameaça de corte de ponto. De acordo com a alteração sugerida, aprovada por consenso entre os delegados, o credenciamento para todos os delegados se encerrará hoje, quinta-feira, às 10h, impreterivelmente.
Outra alteração importante no regimento interno, aprovada pelos delegados, foi em relação à eleição da nova diretoria da Fenajufe. Inicialmente prevista para ocorrer às 10h do domingo, 1º de abril, o processo eleitoral foi antecipado para o sábado [31], com a apresentação das chapas às 18h e o início das eleições às 19h. Com essa mudança, o horário de inscrição das chapas também foi alterado, sendo antecipado para às 12h do mesmo sábado.
A proposta de alteração foi apresentada pela delegada de Minas Gerais, Rosarlete, e defendida pelo delegado Alexandre Martins, também da base do Sitraemg/MG, que argumentaram o fato de ser preciso mais tempo para a realização do processo eleitoral, uma vez que algumas delegações retornarão aos seus estados no início da tarde do domingo.

Confira a programação de hoje:

29/03 – [quinta-feira]
09h00 – Apresentação das teses
10h00 – Encerramento do credenciamento dos delegados e início do credenciamento dos suplentes
10h30 – Painel: Saúde do Trabalhador
Rogério Dorneles – Médico do Trabalho
12h00 – Almoço e término do credenciamento dos suplentes
13h00 – Exibição de curtas gaúchos
Local: Auditório Antônio Casaccia do Hotel Serrano
14h00 – Trabalho de grupo [plano de lutas e saúde do trabalhador]
16h30 – Lanche
17h00 – Plenária final [prestação de contas, alteração estatutária e regimento eleitoral]
19h00 – Encerramento
20h30 – Apresentação da peça Sobre Anjos & Grilos. Textos e poemas de Mario Quintana. Com Deborah Finocchiaro.
Divulgação dos nomes dos vencedores no 1º Concurso Literário da Fenajufe – Guimarães Rosa
Lançamento do livro Pé na estrada. Autor: Ari Antonio Heck
Lançamento do livro Trabalho e Cidadania no Brasil. Organizadores: Elias Medeiros Vieira e Romerio Jair Kunrath
Apresentação sobre Esperanto- Delegado Juscelino Gama
Local: Teatro Lupicínio Rodrigues

Leonor Costa – De Gramado/RS