Depois da aprovação do parecer do PCS no CNJ, Comando Nacional indica suspensão da greve nos Estados

Por unanimidade, os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça aprovaram, na tarde de hoje (29), o parecer do relator Oscar Argollo favorável ao projeto que reestrutura o Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário Federal. O parecer foi o terceiro item da sessão da tarde, presidida pelo ministro Nelson Jobim.
O conselheiro Argollo iniciou sua exposição explicando o conteúdo do PL 5845/05 e se manifestou favorável ao mérito da proposta do PCS. Defendeu a aprovação do novo Plano, por considerar fundamental a implementação de um projeto que valorize a carreira dos servidores judiciários e a prestação jurisdicional. Ainda segundo o conselheiro, a análise técnica demonstra que o PL 5845 atende aos requisitos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Depois da exposição do relator, o coordenador-geral da Fenajufe, Roberto Policarpo, fez a sustentação oral do projeto. Policarpo requereu que o Conselho aprovasse o projeto integralmente como havia sido enviado ao Congresso e que o enviasse ainda hoje à Câmara. Policarpo falou da importância da proposta para que o Judiciário seja transformado em organismo de excelência. Destacou a necessidade de “um quadro efetivo e capacitado de servidores, formado por pessoas qualificadas, dedicadas, escolhidas mediante concurso público e valorizadas por meio de remuneração adequada”. Motivos pelos quais, pediu o apoio do CNJ na aprovação do PL.
Ao retomar a exposição de seu voto, o relator Oscar Argollo informou que o parecer técnico propõe que a implementação dos reajustes previstos no novo Plano seja em, no máximo, três anos. Antes de encaminhar a votação do parecer, o ministro Jobim fez algumas considerações sobre o conteúdo do voto do relator. De acordo com o ministro, a proposta de parcelamento facilita a negociação com o Legislativo. Mas não significa que estará vinculado aquela proposta de parcelamento. “Não está certo que haverá parcelamento e nem em quantas vezes. Poderá ser em uma, duas ou três, a depender das negociações”, afirmou Jobim.

Depois de avaliação, Comando Nacional de Greve indica suspensão da greve

Os diretores da Fenajufe e os representantes dos Estados no Comando Nacional de Greve avaliaram que a aprovação do parecer hoje no CNJ foi uma vitória do movimento grevista, iniciada no último dia 24. Para os representantes sindicais, a greve cumpriu o seu papel de conseguir tirar o projeto do Judiciário ainda este ano e fazer com que o mesmo volte a tramitar na Câmara dos Deputados. No entanto, a avaliação é de que a luta não cessou neste momento, pois agora a batalha será no Congresso Nacional para garantir a votação do projeto. A diretoria da Federação vai atuar para que o novo PCS seja aprovado sem parcelamento, da forma como foi encaminhado, para contemplar os interesses da categoria.

Fonte: Fenajufe