Data-base: proposta de exigência da revisão anual de salários dos servidores vira projeto de lei no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 9, parecer do relator Hélio José (PROS/DF) para que seja tranformada em Projeto de Lei do Senado (PLS) a Sugestão Legislativa que trata de aspectos da data-base dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. O PLS tipifica como crime de responsabilidade o não cumprimento do inciso X do artigo 37 da Constituição Federal, que trata do reajuste anual de vencimentos dos servidores públicos.

No relatório, o senador Helio José aponta que houve tentativa de fingir cumprimento da determinação da Constituição Federal em 2002, 2003 e 2004, com fixação de índices rebaixados. No documento o relator conclui que por tratar-se de função precípua do chefe do Poder Executivo, não caberia ao Parlamento, neste momento, tratar do direito à revisão anual, que já é assegurada aos servidores, mas apenas de se tipificar como crime de responsabilidade do presidente da República, governadores e prefeitos o não encaminhamento, ao poder legislativo correspondente, da revisão geral anual a que são obrigados a fazer por determinação constitucional. Os coordenadores da Fenajufe, Adilson Rodrigues, Gerardo Lima e Vicente Sousa acompanharam a sessão.

Tramitação

A partir da aprovação da Sugestão Legislativa na CDH, o processo será encaminhado para a Secretaria Geral da Mesa do Senado, onde receberá a numeração e será despachado às Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ).

Na sequência, o PLS segue ao plenário, quando será aberto o prazo de emendas. Emendas também poderão ser apresentadas durante a tramitação nas Comissões, pelos membros do colegiado.

A Fenajufe continuará acompanhando as próximas etapas e convoca a categoria a atuar unida e em parceria com os demais segmentos do serviço público para aprovação do PLS. O Sintrajusc também está atento à tramitação da matéria.

Da Fenajufe