Comissão de acessibilidade e inclusão do TRF4 faz primeiro encontro

O SINTRAJUSC participou da primeira reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF4 (Cpai), realizada dia 21 de outubro com cerca de 30 pessoas, sendo representado por Marcelo Schlemper, servidor do Núcleo de Gestão Funcional de Florianópolis (JFSC). O objetivo é melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência, mobilidade reduzida e todos aqueles que por qualquer outro motivo são prejudicados ao exercer seu direito de ir e vir enquanto acessam as instalações da Justiça Federal da 4ª Região.

O presidente da Cpai, desembargador federal Roger Raupp Rios, ouviu cada participante para conhecer as necessidades e anseios a fim de melhorar a qualidade das condições de trabalho. Dentre os diversos pontos explanados, Schlemper cita os seguintes: mapeamento dos servidores que têm necessidades especiais para desempenho de suas funções; sinalizações adequadas nos prédios da Justiça Federal; regulamentação da aposentadoria especial; estacionamentos reservados para os servidores com mobilidade reduzida; avaliação das adaptações existentes ou ausentes em todos os prédios (próprios ou alugados) no âmbito do TRF4, bem como a realização de reuniões estendidas em cada subseção.

“Outra medida que está em estudo é a viabilidade de criação de ´móveis universais` que possam atender todos os públicos, independentemente da necessidade ou dificuldade”, diz Schlemper. Ele destaca que a conscientização de todos os servidores e magistrados será essencial para a continuidade e o sucesso da comissão, que é formada por servidores do tribunal e das seções do RS, SC e PR. De acordo com o Raupp Rios, o objetivo do grupo é que até o final deste ano todas as seções judiciárias da 4ª Região sejam visitadas.

Participe

Todos os servidores, estagiários e funcionários terceirizados da JF estão convidados a contribuir com o trabalho da Cpai. Para facilitar o diálogo com os interessados, foram estabelecidos três canais de comunicação: o fórum virtual de discussão na intranet, um endereço de email do grupo (cepai@trf4.jus.br) aberto a receber sugestões, e um processo administrativo no SEI que irá registrar todas as atividades da Comissão.