Aula Magna: Venezuela, o fortalecimento de uma democracia

O Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, atento e preocupado com os acontecimentos latino-americanos, promove, no próximo 03 de agosto, uma Aula Magna sobre o assunto Venezuela, tendo em vista que no dia 15 de agosto acontece naquele país um plebiscito que decidirá a continuidade ou não do presidente Hugo Chávez.

Sendo a Venezuela um grande produtor de petróleo – tira em média 3 milhões de barris diários, abastecendo em 15% somente o mercado estadunidense – forças internacionais aliadas aos interesses privados de grupos nacionais venezuelanos, passaram a interferir diretamente no processo plebiscitário. Antes disso, até um golpe de Estado, abortado pelo povo, fora dado por estas mesmas pessoas.

O presidente Hugo Chávez conseguiu chamar a atenção da América Latina para o caso venezuelano. Diz ele que “cuando uno recorre las calles de la América Latina, puede palpar muy de cerca una realidad que nadie puede negar: los pueblos de este continente, oprimidos y dominados durante siglos, se levantan de nuevo y ya nada ni nadie podrá callarlos, buscando caminos de redención, buscando caminos de justicia, buscando caminos de dignidad”. (Mensagem Anual a Assembléia Nacional, Caracas, 17/01/2003)

Para expor e debater estes assuntos, convidamos a todos para a Aula Magna do Cônsul Geral da Venezuela no Brasil, Dr. Jorge Luis Durán Centeno, que vai acontecer às 18:30 horas, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). (Fonte: Waldir Rampinelli – UFSC)